Topo

Apresentador do "Top Gear" diz que carro 1.0 é "ideal para SP"

UOL Carros

04/10/2017 04h00

Chris Harris ao volante da Ferrari 488 GTB

Ele fez drifts com uma Ferrari FXX K (Duvida? Clique aqui e veja) e andou em um Bugatti Chiron, mas diz que o carro mais divertido que já dirigiu na vida foi um Citroën 2CV. Defende carros com motores pequenos para grandes cidades, diz que 1.0 é ideal para São Paulo e confessa que todos os automóveis lhe interessam.

Mas quem é essa pessoa? Chris Harris "escreve e faz vídeos de baixo custo sobre carros. Também faz vídeos de baixíssimo custo sobre carros para o 'Top Gear"', ele próprio se descreve.

A descrição de seu perfil no Instagram não poderia ser mais adequada. Se você não o conhece, eis um currículo resumido: o jornalista inglês de 42 anos tem uma longa carreira dedicada aos automóveis (avaliou carros nas revistas "Autocar" e "Evo", e no site "Jalopinik"), é piloto e tem muito, muito bom humor.

Em entrevista exclusiva a UOL Carros, Chris Harris elege até o seu "milzinho" favorito: o Fiat Palio.

+ Quer negociar carros novos e usados? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube:
https://goo.gl/B4mHyi
+ Instagram de UOL Carros: https://www.instagram.com/uolcarros/

A repercussão de seu canal no YouTube — "Chris Harris on Cars" ("Chris Harris sobre carros"), transformado posteriormente em "Chris Harris Drives" ("Chris Harris dirige") — fez de Harris nome certo para a nova roupagem do programa "Top Gear", da BBC, após 2015.

Sua missão, ao lado de Matt LeBlanc (ele mesmo, o ator de "Friends") e Rory Reid, não é simples: substituir o trio mais famoso da história do programa, formado por Jeremy Clarkson, James May e Richard Hammond e que debandou em 2015, após problemas internos.

(Hammond, aliás, foi protagonista de um acidente espetacular, que rendeu multa de R$ 16 mil — veja aqui.)

Chris comemora sua participação na atração, que está em sua 24ª temporada no Brasil pelo canal pago Discovery. Em entrevista exclusiva a UOL Carros, ele falou sobre a nova temporada do programa, sua paixão por Ayrton Senna e até sobre o… Fiat Palio.

Leia a entrevista

UOL Carros: Para a nova temporada vocês gravaram na Alemanha, em Montenegro, em Cuba, no Cazaquistão… Acha que seria bacana se fizessem algo no Brasil um dia?

Chris Harris: Eu adoraria gravar no Brasil. Sei que vocês têm locações lindas e aquelas estradas incrivelmente longas. Eu fui criança entre as décadas de 1970 e 1980, então Ayrton Senna era o meu herói, era meu piloto favorito. Lembro da multidão enquanto ele corria em Interlagos. Era algo muito especial, tinha muita energia ali. Eu adoraria voltar no tempo, e também adoraria ver mais coisas do país do Senna. Seria incrível.

UOL Carros: Pensaria em gravar algo em Interlagos mesmo ou em outro local?

CH: Eu não conheço o Brasil suficientemente bem para especificar uma locação, mas sei que existem vários locais. Eu tenho encontrado com alguns brasileiros nos últimos tempos e eles me contaram coisas muito interessantes sobre a cultura de carro que vocês têm e dos lugares incríveis que preciso conhecer. O "Top Gear" tem um time maravilhoso que pesquisa histórias e locais, pessoas muito talentosas que descobrem coisas sobre tudo. Tenho certeza que eles estão procurando algo no Brasil. Eu acho que não iremos na próxima temporada, mas seria fantástico se rolasse algo para os próximos anos.

UOL Carros: Então nós ainda temos chance?

CH: Com toda a certeza.

UOL Carros: Você já deve ter ouvido falar sobre nossos carros compactos equipados com motor 1.0. Gostaria de estar ao volante de um deles?

CH: Claro! Olha, todos os carros me interessam. Dirigir tem a ver com o que você faz com as mãos e com os pés, com a experiência que você tem ao volante e como você sente o carro. Pode ser a bordo de uma Ferrari ou de qualquer outra coisa. Eu me lembro de um carro brasileiro, o Fiat Palio, eu me lembro dele! Eu acho que ainda deve ser um modelo bem divertido. A palavra é diversão, e carros têm a ver com um contexto. Se você quer viver algo em uma cidade estrangeira, em uma cultura diferente, um jeito bom de fazer isso é dirigindo os carros locais. E eu tenho certeza que em uma cidade como São Paulo, um carro com motor 1.0 é o ideal para se dirigir. Acho que seria o carro perfeito para a situação.

UOL Carros: E você sabe que há uma leva de modelos 1.0 3-cilindros…

CH: Bem, é o mesmo que acontece na Europa. Estamos caminhando para uma era de carros 1.0 3-cilindros. Todo mundo que conhecemos fala sobre o quanto a tecnologia é boa, e ainda tem o 1.0 turbo também (…) Motores 3-cilindros são como meio sofá: vão te fazer economizar uma pequena fortuna em couro, ou em combustível (risos).

UOL Carros: Uma vez você disse que o Citroën 2CV tinha sido o carro mais divertido que você já dirigiu na vida. Ainda tem a mesma opinião?

CH: Claro! É um carro muito especial. Eu sempre curti muito estar ao volante de um desses. A questão é ter poucos cavalos, mas você sabe, não é preciso ter tanta potência o tempo todo. E é um lindo pequeno pedaço de engenharia (risos). Logo será seu aniversário de 70 anos. Então, eu farei o meu melhor para tentar convencer alguém a me deixar dirigir um de novo.

UOL Carros: Você já tinha experiência em vídeo por causa do seu canal no YouTube. Apresentar o "Top Gear" era algo que você sonhava?

CH: Eu acho que sim e que não. Um entusiasta como eu sempre quer estar no melhor lugar que puder, e o "Top Gear" é a maior mídia automotiva do mundo. Então sim. Eu provavelmente já sonhei em estar à frente disso. Entretanto, substituir os três últimos apresentadores (Clarkson, Hammond e May), e eles são os melhores nesse negócio, foi realmente amedrontador. Eu estaria mentindo se dissesse que não é difícil. Mas eu acho que tomei a decisão certa. Eu estou muito orgulhoso desta temporada, vocês vão ver. Fizemos matérias com carros muito, muito bons.

UOL Carros: Vocês escolhem os carros que vão ser mostrados a cada temporada ou a equipe de produção os sugere?

CH: Eu acho que nós damos razões para que eles estejam lá. Os carros se escolhem sozinhos, sabe? Quando se tem modelos como Ferrari FXX K e Bugatti Chiron, você tem obrigação de falar sobre eles, porque as pessoas querem saber sobre eles.

UOL Carros: Algumas mudanças aconteceram recentemente no programa, como a saída do Chris Evans. Acha que, a partir de agora, vocês três serão imbatíveis?

CH: Acho que temos a chance de vencer algumas críticas. Se você quer ver pessoas se divertindo com carros, fazendo aventuras com eles e aprender sobre eles, então você estará no lugar certo, o programa é fantástico. Sabe, o programa é muito maior que qualquer pessoa e é maior até que três pessoas colocadas juntas, porque o assunto é carro. A indústria automotiva continua fazendo produtos muito interessantes e isso é o que vale. Estamos em uma ótima fase para filmarmos coisas bacanas sobre carros, porque eles são excitantes, interessantes… Nessa temporada dirigimos o novo Bugatti Chiron, a Ferrari FXX K… é impossível fazer algo desinteressante quando temos matérias com carros como esses. Eu acho que temos vários desafios para superar, mas estamos no caminho certo. (Por Karina Craveiro, colaboração para o UOL)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Apresentador do "Top Gear" diz que carro 1.0 é "ideal para SP" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.


Carro dos Famosos