Topo

Carro autônomo é treinado a parar para policiais nos EUA

UOL Carros

01/03/2019 07h00

Obedecer ordens policiais é o próximo passo para aprimorar sistemas de condução autônoma

A tecnologia de condução autônoma está cada vez mais próxima da realidade e evolui a passos rápidos. Entretanto, ainda há obstáculos a serem superados.

Um dos principais é fazer os veículos obedecerem ordens policiais, incluindo abrir passagem para viaturas e até mesmo encostar em caso de abordagem.

A Waymo, empresa saída da associação entre Google e FCA, mas que também tem parceria com a Jaguar e é uma das líderes no desenvolvimento de autônomos, afirma estar empenhada nisso.

E deu exemplo do processo em Tempe, no Arizona, quando um veículo autônomo de testes parou em um cruzamento mesmo com o semáforo apagado.

O carro da empresa decidiu frear ao identificar um policial controlando o fluxo do cruzamento e só voltou a acelerar após um sinal do guarda.

Enquanto isso, a Waymo também desenvolve um software que instruirá o veículo autônomo a encostar e parar assim que identificar as luzes de uma viatura.

Jaguar Waymo - Divulgação - Divulgação
Jaguar I-Pace é elétrico usado pela Waymo no desenvolvimento do carro autônomo
Imagem: Divulgação

Dormindo ao volante

Em novembro, uma viatura da Califórnia começou a perseguir um Tesla Model S na Rota 101 por excesso de velocidade. O carro, porém, não só desobedeceu as ordens policiais como ultrapassou vários motoristas.

Apenas quando a viatura requisitou reforços é que a perseguição terminou. Os policiais forçaram o Tesla a parar totalmente.

Foi aí que os policiais notaram que o motorista do Model S estava dormindo ao volante, após ter acionado o modo semi-autônomo.

Felizmente, não houve feridos nessa história com um Tesla.

Há época, o CEO da Tesla, Elon Musk, afirmou que investigaria o incidente. Mas o executivo também afirmou que a evolução do sistema "Autopilot" (o nome dado à tecnologia pela Tesla) permitirá a uma pessoa "dormir e acordar apenas no seu destino".

Parece que apenas isso já não é suficiente.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.