Topo

Por que a Seat faz carros mais bonitos e ousados que a Volkswagen?

UOL Carros

07/11/2012 17h31

Na véspera do Salão de Paris deste ano, a Volkswagen realizou seu costumeiro ritual de reunir a imprensa mundial e desfilar novidades um dia antes de a mídia ter acesso ao salão propriamente dito (e aos carros de todas as outras marcas, portanto). Como sempre há notícia fresca no evento, batizado de Media Night, a Volks acaba saindo na frente das rivais quanto à exposição. Desta vez a "bomba atômica" foi a apresentação do Golf 7. (A Volks do Brasil replicou o Media Night na véspera do Salão de São Paulo, mas escondeu o conceito Taigun).

Eu assisti à Media Night de Paris e, mais do que o novo Golf, o que me chamou a atenção foi o belo design atual dos modelos Seat, subsidiária espanhola da Volks. Carros como o Ibiza (equivalente a Gol/Polo) e Leon (Golf) abandonaram um estilo meio grosseiro — que ainda pode ser visto na gama Skoda (marca da Volks na República Tcheca) — e ganharam traços ousados, angulosos, com talhos súbitos e conjuntos de luzes aguçados e marcantes.

Seat Leon na noite de mídia do Grupo Volkswagen em Paris (foto: Murilo Góes/UOL)

É exatamente o oposto do que se vê hoje nos carros da Volkswagen propriamente dita. Nela, a uniformização conservadora das dianteiras, com o claro propósito de criar um DNA global simplificado, de fácil leitura e identificação, e assim ascender ao topo do mundo em termos de vendas, já atingiu proporções quase surrealistas — basta citar o novo Santana, cujas primeiras fotos foram divulgadas na semana passada. Ele, Jetta, Passat e Phaeton são, basicamente, idênticos quando vistos de frente.

Naquela noite parisiense da Volks, o Leon dividiu o palco com um Audi A3 e um Golf 7. Pelo menos na minha opinião, roubou a cena dos dois (atenção: a plataforma do trio é a mesma, a MQB). Mas o carro espanhol não era a notícia da noite, e a Seat não é mais vendida no Brasil. Por isso volto ao tema apenas hoje, após ver um pacote de fotos oficiais do Leon, que está chegando agora às lojas europeias (veja no álbum abaixo).

E arrisco uma das respostas possíveis para a pergunta do título: a Seat, justamente por ser menor, local (e ibérica, em vez de germânica), tendo de carregar o peso extra da necessidade de se diferenciar das co-irmãs (que são vendidas nos mesmos mercados que ela), está autorizada a "ousar" mais no estilo. Outra maneira de ver a questão: a Seat pode "errar". Volks e Audi, não.

O Leon é um dos primeiros trabalhos do designer espanhol Alejandro Mesonero-Romanos, madrileno e cria da Seat, mas que passou uma temporada na Renault e, ainda empregado desta, na área automotiva da sul-coreana Samsung. O homem responsável pela homogeneização do desenho dos modelos Volkswagen, o designer italiano Walter de Silva, foi quem o convidou para voltar à Seat em 2011, em substituição ao belga Luc Donckerwolke, iniciador da atual identidade da marca espanhola e hoje assessor direto de Silva.

PS – Não custa lembrar que o estúdio do lendário Giorgetto Giugiaro (talvez o maior designer do século 20), que aliás também criou diversos modelos Seat, hoje é controlado pela Lamborghini, por sua vez controlada pela Volks. O papo dessa turma no bandejão da firma deve ser bem interessante.

(por Claudio Luís de Souza)

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.