Toyota apresenta veículo para explorar a Lua em 2029
UOL Carros
12/03/2019 11h10
Toyota Jipe Lunar Jaxa ainda é uma projeção em computador, mas desenvolvimento será acelerado
A Toyota e a Jaxa, a agência espacial japonesa, anunciaram nesta terça (12) acordo para colaboração mútua em exploração científica. A parceria já tem o primeiro projeto: acelerar o desenvolvimento de um "rover", jipe tripulado e dotado de propulsão elétrica, à base de célula de combustível.
A expectativa é que o jipe seja enviado à Lua em 2029, disse Koichi Wakata, vice-presidente da Jaxa. Além da célula de combustível, que converte hidrogênio em eletricidade, também traz o auxílio de painéis solares. Assim, o "rover" tem autonomia para rodar mais de 10.000 km na superfície lunar, segundo a Toyota.
Pressurizado, o veículo permite que os ocupantes rodem sem trajes espaciais. Ele mede 6 m de comprimento, 5,2 m de largura e 3,8 m de altura — aproximadamente o tamanho de dois micro-ônibus. A área para os ocupantes é de 13 m². Por padrão, o jipe leva duas pessoas, porém a capacidade pode dobrar em caso de "emergência".
Painéis solares vão contribuir para veículo oferecer autonomia de mais de 10.000 km para encarar o solo da Lua
Para a Toyota, o jipe servirá também para divulgar a tecnologia de célula de combustível, hoje presente no sedã Mirai, que não é vendido no Brasil. Traz como vantagens a alta disponibilidade de hidrogênio na natureza e a não-emissão de carbono.
Sobre o Blog
Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...