Roda da Michelin promete não quebrar em buracos
UOL Carros
14/02/2019 07h00
Aro e raios flexíveis absorvem o impacto causado por buracos na via e em seguida retornam ao formato original
De olho nesse problema tão comum, Michelin e Maxion uniram forças para desenvolver uma roda tão flexível quanto um pneu, capaz de absorver o impacto ao passar por um buraco e voltar ao formato original, preservando suas características de dirigibilidade.
A tecnologia, patenteada pelas duas empresas, ajuda a preservar não apenas a roda, como também livrar o pneu de bolhas, furos e rasgões.
Veja também
Aprenda a decifrar os códigos do pneu
Saiba a hora certa de substituir o pneu
Tabela Fipe: veja preços para para negociar carros, motos e caminhões
Como funciona a roda
Basicamente, o sistema consiste em dois aros de borracha montados em torno da parte central da roda, que também conta com raios de borracha para absorção dos impactos. A "Roda Flexível", como é chamada, é compatível com todos os tipos de pneus convencionais disponíveis no mercado e é especialmente útil para preservar pneus de perfil baixo, utilizados em veículos esportivos e que estão mais sujeitos a estragos.
Ou seja, como diz o ditado popular, a nova roda "verga, mas não quebra". Por isso mesmo, a tecnologia nela presente foi batizada como "Acorus", planta semelhante ao junco que tem exatamente essa propriedade.
As fabricantes informam que a tecnologia não apenas diminui o risco de danos às rodas e pneus, como também amplia o conforto.
Inicialmente, a roda flexível deverá ser oferecida para veículos de passeio com rodas de 19 polegadas ou maiores — são tamanhos que servem a carros médios e SUVs, por exemplo.
Aros de borracha montados em torno da parte central funcionam como amortecedores de impacto; "miolo" é de material convencional, rígido
Sobre o Blog
Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...