Por que cidade de jogo do Brasil na Copa tem nome de carro da Lada?
UOL Carros
02/07/2018 10h47
Hatch foi vendido no Brasil por cinco anos e fez relativo sucesso
A partida do Brasil contra o México foi a primeira disputada pela Seleção Brasileira em Samara. Pode não significar muito para os torcedores, mas quem gosta de carros já ouviu esse nome em algum lugar. Isso porque a cidade localizada a 1.050 km de Moscou batizava o hatch vendido pela Lada em diversos países — inclusive o Brasil.
Lançado em 1984, o Samara não era a última palavra em modernidade, mas tinha um desenho agradável, embora alguns carros já estivessem adotando linhas arredondadas. Apesar da baixa qualidade de construção, o hatch foi exportado para vários países, atraídos pela proposta de carro robusto e barato.
Para atender aos padrões de qualidade e segurança de outros mercados, vários importadores da Lada realizavam modificações no projeto, incluindo a instalação de mais equipamentos (como teto solar e sistema de som de melhor qualidade e rodas de liga leve) e inspeções minuciosas em freios, suspensão e até emissões de poluentes.
O Samara esteve no Brasil de 1990 a 1995, em versões de três e cinco portas e motorizações 1.3 (67 cv) e 1.5 (71 cv), ambas a carburador.
Assim como outros modelos da Lada, o carro atraiu clientes pelo baixo preço e bom espaço interno. Entretanto, os problemas de tropicalização (principalmente a adaptação do motor à gasolina de baixa qualidade) prejudicaram a imagem da marca russa no país.
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