Volvo XC40 vai rodar 18 mil km entre Brasil e EUA quase sem alterações
UOL Carros
11/04/2018 04h00
Única modificação feita no XC40 é a inclusão de dois estepes extras
A Volvo realizará uma ação inédita para marcar a chegada do XC40 — seu SUV compacto que parte de R$ 170 mil — ao país. A partir do dia 22, uma unidade sairá do Brasil com destino aos Estados Unidos, fazendo um percurso de aproximadamente 18 mil quilômetros.
A versão escolhida é a Momentum 2.0 turbo, configuração intermediária e que custa R$ 195 mil (rodas aro 19; ar digital de duas zonas; câmera de ré; chave inteligente; retrovisores anti-ofuscantes; som de 250 W com oito alto-falantes; e carregador de celulares por indução, entre outros equipamentos) e não recebeu qualquer tipo de preparação para encarar a viagem.
Única exceção é a inclusão de um par de pneus sobressalentes, como forma de evitar qualquer transtorno caso dois pneus sejam avariados de uma vez só.
Dirigindo o XC40 estará Cacá Clauset, jornalista e piloto com vasta experiência em expedições e competições, incluindo duas participações no rali Paris-Dakar. Ao seu lado estarão dois cinegrafistas, responsáveis por documentar cada dia da jornada e assumir a direção em momentos de folga do piloto.
"Estou empolgado com este novo desafio. Fiz o trajeto uma vez no começo dos anos 2000, mas muita coisa pode ter mudado de lá para cá", afirmou Clauset.
Carro ou barco?
Durante o percurso de 18 mil quilômetros, o XC40 passará por 14 países. O trajeto começa na região Sul do país, mais precisamente em Itajaí (SC), terminando em Newport, no estado norte-americano de Rhode Island.
Mas espera lá: dá para fazer todo o percurso de carro? A resposta é não. Não há estradas ligando Colômbia ao Panamá, como já contamos nesta reportagem de um casal que foi do Brasil até o Alaska numa picape. Portanto, a transição da América do Sul para a Central será feita de barco — e justamente por isso é que o tempo de viagem pode aumentar de 15 para até 22 dias.
Toda a documentação (que inclui autorizações assinadas pela Volvo e devidamente traduzidas para espanhol e inglês, além de uma declaração de importação temporária para ingressar no México e nos EUA) e itens obrigatórios já foram providenciados para passar pelos países previstos no roteiro.
Data e percurso não foram escolhidos por acaso. A largada será no dia 22 de abril, dia no qual se comemora o "Descobrimento do Brasil", mas que também marca o começo da oitava perna da "Volvo Ocean Race", justamente entre as cidades de Itajaí e Newport. O evento é a maior regata (competição realizada entre embarcações) do mundo. Ela parte da Europa e passa por todos os continentes. A prova acontece desde 1973 e é realizada a cada três anos.
O percurso por água tem 5.700 milhas náuticas, ou aproximadamente 10,5 mil quilômetros. A "missão" do Volvo XC40 é chegar aos EUA junto com os barcos da competição. Mesmo assim, os organizadores ressaltaram que não se trata de uma "corrida" entre carro e barco.
Mas e a volta? Para quem ficou curioso, saiba que ninguém é de ferro: Cacá Clauset e sua equipe o farão de avião, enquanto o veículo deve ser reenviado para o Brasil dentro de um navio.
Sobre o Blog
Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...