Nem parece, mas é o novo Mitsubishi Lancer... na Ásia
UOL Carros
05/09/2017 16h58
Honda, Toyota? Não é um Mitsubishi mesmo. Foto: Divulgação
Acreditem, este carro das fotos parece um Toyota, um Honda, até um Citroën… mas é o novo Mitsubishi Lancer. Vamos deixar claro: não se trata do mesmo modelo que fez fama nos EUA, Europa e, claro, no Brasil. É um Lancer específico para o mercado asiático — o nome, aliás, é Grand Lancer.
Infelizmente, o Lancer tradicional foi aposentado nos principais mercados, sem qualquer indício de que volte à vida (comercial) em futuro próximo.
Em contato com UOL Carros, a Mitsubishi do Brasil afirmou que o Grand Lancer é um projeto desenvolvido pela filial chinesa da marca (e não pela japonesa, responsável pelos carros vendidos por aqui) e que não este carro não vem para nosso país por ser exclusivo do mercado asiático.
Voltando ao novo Lancer, para tristeza dos fãs, temos um abandono total da identidade e do DNA dinâmico que o nome Lancer possuía: o perfil é de sedã médio conservador.
De certos ângulos, parece um novo carro da Toyota (pelos faróis, por exemplo); ou da Honda (repare na grade frontal, na lateral e até mesmo nas rodas). A traseira remete a modelos da Citroën.
Frande com faróis que lembram modelos da Toyota e grade semelhante à de carros da Honda: este é o Grand Lancer. Foto: Divulgação
Esta nova identidade visual da marca é conhecida como "Dynamic Shield". A Honda, por exemplo, usa o padrão "Solid Wing". Ambas, independente do nome, remetem a esta grade mais fechada e alinhada aos faróis.
Por dentro, o carro foi modernizado e ganhou novo volante, painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas, sistema multimídia com tela tátil colorida de 8 polegadas e câmera de ré, além de sete airbags, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas, entre outros equipamentos de segurança.
E o motor? O Grand Lancer vai usa Mivec de 1,8 litro, aspirado: 141 cv e 17,5 kgfm, sempre ligado a um câmbio CVT. É uma receita conservadora, mais voltada a um rodar suave e com alguma economia de combustível. Nada de DNA esportivo.
Traseira confusa não parece em nada com o que conhecemos da Mitsubishi no Brasil. Foto: Divulgação
Venerado nos Estados Unidos, na Europa e, claro, aqui no Brasil, pelo belíssimo histórico em ralis e corridas de subida de serra, o Lancer ficou famoso por ser "torcudo", ter câmbio rápido e tração 4×4. Essa característica o fez ganhar diversos apelidos nos EUA, inclusive o de "WRX/SI Hunter" (Caçador de WRX/SI, em referência aos esportivos da Subaru e ao Honda Civic em sua versão mais esportiva).
Uma coisa é fato: nada disso restou no Lancer asiático. Infelizmente.
Por dentro, o agora sedã ganhou novo volante com painel de instrumentos digital e sistema de entretenimento com tela de oito polegadas. Foto: Divulgação
Sobre o Blog
Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...