Novo Clio brasileiro seria o 'Ecce Homo' da Renault?
UOL Carros
15/10/2012 17h39
A Renault resolveu antecipar nesta segunda-feira (15) o visual do novo Clio, compacto da marca que ganha banho de loja neste mês para tentar dar um "up" nas vendas da fabricante no mercado — hoje, em sua maior parte, representadas pela dupla Sandero/Logan, de origem romena (Dacia), é bom dizer.
Eis a novidade:
Opa, colocamos a imagem da pintura Ecce Homo, danificada após bizarra tentativa de restauração por uma graciosa senhora espanhola (saiba mais aqui). Mas dá para explicar nosso equívoco. Veja você mesmo:
Você sabe que carro é esse. Trata-se do mesmo modelo que já está nas lojas e garagens, mas com um arremedo de grade e lanterna que tentam imitar o novo Clio europeu, apresentado em Paris como nova geração – duas à frente do carro brasileiro –, maior e mais moderna. Veja como ficou a traseira do Clio brasileiro:
Por aqui, o Clio segue sendo importado da Argentina e mantém os 3,82 metros de comprimento, 2,47 m de entre-eixos e o motor 1.0 de 77 cv e 10,2 kgfm de torque (76 cv e 10 kgfm com gasolina). De carro-chefe da marca e referência de mercado, graças ao pacote de segurança e boa lista de itens, passou a modelo de entrada ao longo dos anos, com conteúdo simplificado e mudanças pontuais no visual. O facelift feito agora e que será visto por todos no Salão de São Paulo nem é tão ruim assim, mas acaba representando um "remendo" a mais na obra.
Na Europa, a história é outra e o modelo esbanja tecnologia após sucessivas atualizações: motor 0.9 turbinado de três cilindros e 90 cv que, segundo a fabricante, faz 23,2 km/l; outro 1.5 naturalmente aspirado, de 89 cv; e um 1.2, também turboalimentado, de 118 cv. Há, ainda, a versão RS 200, esportiva, com motor 1.6 turbo de 197 cv e 23,9 kgfm de torque, além do Clio State (perua).
Quem quiser ver o quadro original, quer dizer, o carro europeu e não sua bem intencionada cópia sul-americana, pode apreciar o álbum de fotos feito em Paris:
Para saber mais sobre o maior evento automotivo da América Latina, confira o Especial Salão de SP 2012. (por André Deliberato)
Sobre o Blog
Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...