Chrysler reduz preços no Brasil após ironia da Forbes
UOL Carros
20/09/2012 16h12
A Chrysler do Brasil declarou esta semana ter reduzido "significativamente o preço sugerido" de alguns carros vendidos no país. Válido "por tempo limitado", o corte chega a ser de quase 13% dependendo do modelo, o que significa que o comprador pode conseguir descontos de até R$ 25 mil.
De acordo com a assessoria da marca, que além dos modelos Chrysler também é responsável pela gama Jeep, Dodge e Ram, o objetivo da redução é reforçar as vendas, que nos oito primeiros meses do ano "já estão 78,1% superiores às obtidas no mesmo período de 2011".
Fica difícil, porém, não enxergar na "promoção" uma reação ao artigo da Forbes — reproduzido por UOL Carros há pouco mais de um mês e discutido por toda a mídia –, que citava nominalmente o Jeep Grand Cherokee, além de criticar o futuro preço do Dodge Durango (a ser lançado durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro), para exemplificar como é excessivo o que se cobra por carros no Brasil.
Modelos de outras marcas, como Toyota Corolla e Honda Civic, também foram citados pela Forbes, mas o grosso da crítica ficou mesmo sobre Chrysler, Jeep e cia. O jornalista responsável pelo artigo, Kenneth Rapoza, afirmou não haver qualquer status em comprar carros médios a preço de modelo de luxo e aconselhou: "não se deixe enganar pelo preço cobrado".
Voltando ao anúncio da Chrysler, os novos preços (válidos até o final do estoque) são:
– Chrysler 300C: de R$ 194.900 para R$ 169.900
– Jeep Compass: de R$ 97.900 para R$ 89.900
– Jeep Grand Cherokee Laredo: de R$ 179.900 para R$ 159.900
– Jeep Grand Cherokee Limited: de R$ 204.900 para R$ 179.900
P.S.: o jornalista Joel Leite, diretor da Agência AutoInforme, autor do blog O Mundo em Movimento e colunista de UOL Carros, apontou ainda outra questão pertinente. Se a redução da Chrysler para alguns modelos faz com que o comprador do 300C ou do Grand Cherokee Limited "ganhe" um carro popular na diferença paga, como fica a fabricante? Engole o prejuízo ou, na verdade, tinha margem de lucro alta o bastante para bancar tamanho desconto?
Sobre o Blog
Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...