Para a Mercedes-Benz, simulador é coisa (bem) séria
UOL Carros
21/07/2011 16h45
RODRIGO LARA
Da Redação
Gran Turismo, Forza Motorsport, R-Factor: os simuladores de direção, sejam eles esportivos ou não, normalmente estão ligados a jogos de videogame e computadores, tendo como intuito a diversão. Essa realidade muda um pouco se levarmos em conta que pilotos profissionais muitas vezes usam esses programas como forma de manter os reflexos e a coordenação em dia, e também de conhecer novas pistas.
A Mercedes-Benz abordou a questão da simulação de uma forma, digamos, mais séria. A marca construiu um aparelho de última geração para ajudar no desenvolvimento dos seus carros, seja em aspectos mecânicos ou em sistemas eletrônicos.
Para se ter uma dimensão do aparelho, vale a pena conferir alguns dados a respeito de sua construção: ele custou 25 milhões de euros (quase R$ 56 milhões) e possui motores que geram até 1.700 cavalos de potência para simular as forças que atuam sobre o motorista.
Está instalado sobre 12 metros de trilhos, de maneira que cada aceleração ou frenagem seja transmitida com fidelidade para dentro de sua cabine. No interior, além de imitar com perfeição a cabine dos carros da marca, o simulador possui oito projetores, garantindo um campo de visão de 360 graus.
Confira no vídeo de divulgação abaixo, distribuído pela Mercedes-Benz (com narração em inglês) como funciona esse megassimulador.
[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/11851194[/uolmais]
De acordo com Eberhard Zeeb, diretor do Departamento de Simuladores de Direção da Daimler, o aparelho é altamente customizável. "Nós podemos colocar qualquer motorista normal numa situação de acidente, ver como ele reage a isso e como o carro pode ajuda-lo nessas circunstâncias", afirma.
Outra função do simulador está ligada ao aprimoramento dos veículos. "Usamos no início do desenvolvimento dos carros, para acertar detalhes do chassi e dos sistemas", explica Zeeb.
Nota-se que, para a Mercedes-Benz, simuladores não têm nada a ver com brincadeira…
Sobre o Blog
Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...