Balanço final: Salão de SP 2010 chega a 750.823 visitantes
UOL Carros
07/11/2010 19h24
CLAUDIO DE SOUZA
EUGÊNIO AUGUSTO BRITO
RODRIGO LARA
Em São Paulo
Atualizada às 17h49 de 11/11
Às 17h30 do domingo, dia 7, as cortinas vermelhas do portão principal do Pavilhão de Exposições do Anhembi foram fechadas e alguns funcionários chegaram a bater palmas. A partir daquele momento estava encerrado o acesso público à 26ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Uma hora e meia depois, precisamente às 19h, em meio a um "buzinaço" proveniente de diversos estandes, o evento foi encerrado em definitivo.
Em seguida, as cenas predominantes no Anhembi eram os carros sendo cobertos novamente, exatamente como estavam pouco antes da chegada da imprensa, nos dias 25 e 26 de outubro, e de trabalhadores recolhendo o lixo e tentando "arrumar a casa" depois de tanto movimento.
Eugênio Augusto Brito/UOL
Hora do adeus: carros são cobertos no estande da Volkswagen após o encerramento do salão
De acordo com números ainda extraoficiais, mas vindos da assessoria do evento, o público de 2008 foi batido, e com muita folga: como registrou o site Interpress, foram 750.823 pessoas visitando o Anhembi — a expectativa inicial, bastante conservadora, era receber 600 mil, menos que em 2008 (625.330 visitantes). Ao contrário do que publicamos anteriormente neste blog, o maior público recebido pelo salão foi nos anos 1970 — a edição de 1976 roçou o milhão de pessoas.
– FOI AO SALÃO? DÊ SUA OPINIÃO SOBRE O EVENTO
– FEZ FOTOS NO ANHEMBI? ENVIE PARA O UOL
Para se ter uma ideia do fluxo do público, apenas na terça-feira, 2 de novembro (feriado de Finados), o número de visitantes foi estimado em 70 mil.
MAIOR EVENTO PAGO
A próxima edição do Salão do Automóvel, a 27ª da história, deve ocorrer em outubro de 2012, sempre cerca de três semanas depois do Salão de Paris — mas a data exata do início ainda não foi definida. É necessário, aliás, avaliar se o Pavilhão de Exposições do Anhembi terá condições razoáveis de abrigar o próximo salão, que já cresceu demais este ano e deve ser vitaminado nos próximos dois, caso a economia se mantenha forte.
Uma prova disso: agora confirmada, a visitação de mais de 750 mil pessoas faz o Salão do Automóvel o principal evento com cobrança de ingresso da cidade de São Paulo. No ranking geral, agora o salão só perde para a Virada Cultural, a Parada Gay e o Réveillon na Paulista (4 milhões, 3,5 milhões e 2,4 milhões de participantes, respectivamente, em números de 2009). E esses são três eventos de rua, totalmente gratuitos.
Outro dado impressionante: o Salão de São Paulo ficou a apenas 100 mil pessoas de igualar a frequência do evento de Frankfurt, na Alemanha, em sua edição de 2009. O autoshow germânico é o maior do mundo no que se refere ao espaço físico, e é sediado na cidade que é capital financeira da Europa e um dos principais, senão o principal, hub aeroviário daquele continente.
Sobre o Blog
Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...