Peugeot 408 é joia do estande francês; 3008 já tem preço
UOL Carros
25/10/2010 19h50
EUGÊNIO AUGUSTO BRITO
Da Redação
Atualizado às 19h10 de 27/10
Quem visitar o estande da Peugeot no Salão do Automóvel 2010 não vai perder a viagem: o espaço da marca é um dos mais recheados do evento, falando de lançamentos. E lançamentos de porte, que deixam o portfólio dessa francesa mais "chic", para não dizer mais classudo. Os maldosos até dirão que a marca do leão está mais alemã do que jamais foi…
A grande estrela é mesmo o sedã 408, que será fabricado na Argentina e chegará ao país no final do primeiro trimestre do próximo ano. Segundo Guillaume Couzy, diretor comercial da Peugeot para a América Latina, o sedã dá "outro padrão de design e de porte para o segmento médio, agregando sedução, elegância e dinamismo", tanto que mal se poderia alinhá-lo como substituto direto do insosso (o adjetivo nosso) 307 Sedan.
Guarde bem essa dianteira: o 408 pode mudar seu jeito de ver os carros da Peugeot
Com linhas arrojadas, espaço para cinco pessoas e porta-malas de 562 litros, chega para enfrentar Toyota Corolla, Honda Civic e Ford Fusion, entre outros, mas com expectativa de abocanhar apenas 10% do segmento, o que parece pouco frente ao carisma do modelo.
O carro exposto é um showcar (feito apenas para apresentação), mas pouco vai mudar: apenas a cor branco pérola e as rodas aro 18 não devem estar no carro de produção, que terá o preço divulgado na próxima quarta-feira (27), após reunião da marca com seus concessionários. O ponto baixo fica por conta do motor 2.0 flex de 151 cavalos gerenciado pela já conhecida transmissão automática Tiptronic de quatro marchas, a nosso ver um conjunto pouco eficiente para um carro deste porte (e nada condizente com a dupla saída de escape).
Claro, os compactos baseados na família 207 estão lá, assim como o hatch médio 307 — todos figurinhas fáceis no mercado nacional. Mas todos os olhos se voltarão para o 408 e os os novos importados da marca: o cupê esportivo RCZ, o crossover 3008 e o conceito HR1, que pode emprestar elementos para um futuro compacto da marca.
O RCZ chega para reforçar a marca no segmento premium: é pouco menor e menos potente que um Audi TT, com motor 1.6 turbo de 165 cv, mas vai fazer tanta figura nas ruas quanto o alemão quando chegar ao país no segundo trimestre de 2011.
Para o final de novembro é esperado — já nas lojas — o crossover 3008, monovolume para cinco pessoas feito sobre a plataforma do 308 europeu, do porte do primo Citroën C4 Picasso, mas com tecnologia e design que poderiam estar num Audi, Mercedes-Benz ou BMW, a começar pelo teto panorâmico integral, o Head-up display (painel transparente de policarbonato que mostra informações de velocidade e giros entre o volante e o para-brisa) ou o câmbio automático sequencial de seis marchas que comanda o motor THP 1.6 turbo.
O 3008 já tem preços definidos: R$ 79.900 na versão Allure e R$ 86.900 na Griffe. E o lançamento para a imprensa já tem data: 9 e 10 de novembro, com cobertura total de UOL Carros.
Não perca esse estande.
Sobre o Blog
Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...