Topo

Novo Focus chega à Europa em 2011; Brasil terá de esperar

UOL Carros

04/10/2010 11h15

CLAUDIO DE SOUZA
Editor de UOL Carros, enviado especial

O carro já havia aparecido no Salão de Detroit deste ano, e agora a Ford resolveu trazer para o Salão de Paris a próxima geração do Focus, que deve começar a ser produzida no final de 2010 nos Estados Unidos (Estado de Michigan) e na Europa (Alemanha), e depois na Rússia e na China. O carro chega às lojas europeias já no começo de 2011.

De acordo com informações da fabricante, o novo modelo — desenvolvido em terras europeias — será vendido em 120 países, com 80% de peças em comum. Isso porque o Focus emprega a nova plataforma C, para uso global em carros médios. Será mais barato produzi-lo.

A produção para o mercado sul-americano, que inclui o Brasil e a Argentina (de onde vem o nosso atual Focus), ficou para o fim da fila, talvez até depois da China, onde a fábrica local só deve começar a operar no começo de 2012.

Vale lembrar que o Focus "brasileiro" acaba de ganhar o novo motor Sigma 1.6  bicombustível, que deu uma bela impulsionada nas vendas da carroceria hatch. Na  Europa, a atual geração será fabricada até meados de 2011, e então  descontinuada.


Logo ninguém mais vai poder dizer que traseira do Focus é "genérica"

CLIQUE NA IMAGEM e veja mais detalhes do sedã


Os carros mostrados aqui em Paris são o sedã, hatch, station wagon (que  provavelmente jamais será vendida no Brasil) e a versão esportiva ST. Em termos  de estilo, a dianteira mudou, mas não muito — o que chama mesmo a atenção nos  carros dois e três-volumes é como suas traseiras são completamente diferentes da  geração atual.

Basta dizer que o hatch tirou as lanternas das colunas, onde ficavam  margeando a janela, e as colocou na parte inferior, invadindo os para-lamas. Já o  sedã, cuja traseira "genérica" sempre foi motivo de muxoxos de desprezo ou  indiferença, ganhou mais personalidade com novas lanternas bem  horizontalizadas e um falso spoiler na tampa do porta-malas. Por fim, a versão esportiva ST, que é somente hatchback,  possui uma grade negra do tipo "bocão" bem imponente e agressiva.


Focus ST promete sangue quente na nova gama do modelo

CLIQUE NA IMAGEM e veja mais fotos do esportivo


O novo Focus chegará ao mercado europeu prometendo muito conteúdo  tecnológico, inclusive itens (de série ou opcionais) que normalmente são  encontrados apenas em carros de segmentos superiores, como assistentes de  estacionamento e de manutenção de faixa de rodagem e câmera de ré. Quantos aos  motores, na Europa a gama vai contar com unidades 1.6 a gasolina (EcoBoost, com  150 ou 180 cavalos de potência, esta última com 24 kgfm de torque) ou a diesel  (Duratorq), e também com um 2 litros diesel (Duratorq). Os propulsores menores  terão sistema stop/start.

Já o Focus ST deve ser lançado apenas em 2012 (nada foi dito ainda sobre a  América do Sul), com a grife da divisão de performance da marca — Ford Team RS —  e o papel de carro de imagem da nova gama. Com o motor 2.0 EcoBoost "mexido"  para melhorar a performance, ele poderá entregar até 36 kgfm de torque e 250  cavalos de potência.

Fotos: Murilo Góes/UOL

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Novo Focus chega à Europa em 2011; Brasil terá de esperar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.


Carro dos Famosos