Honda bate recorde mundial de aceleração com cortador de grama
A Honda anunciou o recorde mundial de aceleração de zero a 160 km/h com um cortador de grama, registrado e reconhecido pelo Guinness Book.
A marca foi obtida dia 6 de maio passado com o protótipo Mean Mower (cortador malvado), que saiu da imobilidade e atingiu a velocidade citada em 6,2 segundos. O recorde aconteceu com o piloto Jess Hawkins ao volante, na pista Dekra Lausitzring, nos arredores de Dresden, na Alemanha.
Esse não é o primeiro recorde com o veículo. A versão anterior conquistou em março de 2014 a marca de cortador de grama mais veloz do planeta, ao cravar 188 km/h. O novo modelo alcançou 243 km/h, diz a Honda.
A segunda geração do "cortador malvado" recebeu aprimoramentos com a ajuda de cálculos no computador e impressão 3D de componentes. O desenvolvimento teve a parceria da equipe Team Dynamics, que participa do Campeonato Britânico de Turismo.
O Mean Mower traz motor de 1.000 cm³ e quatro cilindros emprestado da moto CBR1000RR Fireblade SP, capaz de render cerca de 200 cv a 13.000 rpm – quase o dobro da potência do modelo original do cortador — o peso é de apenas 140 kg. Para se ter uma ideia, a relação peso-potência é maior que a do Bugatti Chiron.
Para se habilitar ao recorde, o Guinness Book exigiu que o veículo efetivamente cortasse grama — o que a marca diz ter comprovado. A base da construção do Mean Mower é o modelo HF 2622, que emprestou os painéis da carroceria e outros componentes.
As modificações para a obtenção do recorde incluem pneus de competição e peças de fibra de carbono. O material é usado, por exemplo, nas lâminas para cortar grama, em nome de redução no peso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.