Topo

"Volante sensorial" da Jaguar Land Rover evita distrações no trânsito

UOL Carros

30/05/2019 16h17

Volante desenvolvido pela marca inglesa orienta motorista usando o calor (Divulgação)

A Jaguar Land Rover desenvolveu um "volante sensorial" em parceria com a Universidade de Glasgow, na Escócia, que usa calor para orientar o motorista sem que ele precise tirar os olhos da estrada.

Partes do equipamento são aquecidas ou resfriadas rapidamente para avisar condutor, por exemplo, quando fazer uma curva via navegação GPS. Além disso, usa essa tecnologia ao trocar de faixa ou para alertar quando o veículo se aproxima de um cruzamento. Segundo a fabricante, isso eleva a segurança em estradas de traçado irregular ou sob mau tempo.

A boa sacada não para aí: esse "esquenta e esfria" também poderá ser ativado quando o veículo entrar no modo de condução autônoma e também para avisar quando é hora de o motorista assumir o controle da direção.

A Jaguar Land Rover explica que o aumento ou a redução na temperatura produz uma diferença de até 6ºC em cada lado do volante e essa oscilação poderá ser ajustada pelo condutor.

O tal "volante sensorial" ainda é um protótipo, mas poderá estar em modelos vendidos da montadora em um futuro próximo. Seria uma alternativa para situações nas quais alertas sonoros podem atrapalhar o conforto a bordo — como ao ouvir música ou durante uma conversa.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.