Topo

Niki Lauda inspirou Ferrari única encomendada por fã anônimo

UOL Carros

21/05/2019 12h53

Ferrari 458 Italia ganhou versão exclusiva em homenagem aos dois títulos de Lauda na Ferrari (Reprodução)

O tricampeão mundial da F-1 Niki Lauda, morto ontem aos 70 anos, recebeu homenagem de um fã endinheirado em 2013. Naquele ano, um cliente da Ferrari, que pediu anonimato, encomendou um exemplar da 458 Italia inspirado nos títulos de Lauda pela escuderia italiana — conquistados em 1975 e 1977.

O modelo único, batizado informalmente como "458 Italia Niki Lauda Edition", foi customizado pela própria Ferrari, por meio do programa "Tailor Made" (feito sob medida) da fabricante de Maranello.

Ferrari 458 "Niki Lauda Edition" traz teto branco com as cores da Itália (Reprodução)

O carro traz detalhes exclusivos, como teto com pintura branca e faixa com as cores da bandeira da Itália. A combinação de tons vermelho, branco e verde também pode ser observada nos assentos e no túnel central da cabine.

O esportivo também se diferencia das versões convencionais ao trazer rodas douradas, emulando os carros da Ferrari com os quais Lauda se sagrou campeão na Fórmula 1 — o austríaco também faturou o título de 1984, pela britânica McLaren.

Sem contar as personalizações visuais, a 458 Italia "Niki Lauda" traz as mesmas especificações mecânicas do modelo padrão: motor 4.7 V8 naturalmente aspirado, capaz de render 570 cv de potência e 55 kgfm de torque.

Interior da 458 inspirada em Lauda também exibe detalhes nas cores da Itália (Reprodução)

A transmissão é automatizada de dupla embreagem e sete marchas, com tração traseira.

Com esse conjunto, informa a montadora, a 458 Italia acelera de zero a 100 km/h em 3,4 segundos e atinge velocidade máxima de 325 km/h. Números dignos de um tricampeão como Lauda.

Ao que consta, não há registro de que o ex-piloto tenha um dia conhecido pessoalmente — ou tampouco acelerado — a Ferrari customizada.

Provavelmente, o cupê já trocou de mãos. Em 2014, foi colocado à venda na Alemanha por 285 mil euros (cerca de R$ 1,3 milhão na conversão direta).

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.