Toyota apresenta veículo para explorar a Lua em 2029
A Toyota e a Jaxa, a agência espacial japonesa, anunciaram nesta terça (12) acordo para colaboração mútua em exploração científica. A parceria já tem o primeiro projeto: acelerar o desenvolvimento de um "rover", jipe tripulado e dotado de propulsão elétrica, à base de célula de combustível.
A expectativa é que o jipe seja enviado à Lua em 2029, disse Koichi Wakata, vice-presidente da Jaxa. Além da célula de combustível, que converte hidrogênio em eletricidade, também traz o auxílio de painéis solares. Assim, o "rover" tem autonomia para rodar mais de 10.000 km na superfície lunar, segundo a Toyota.
Pressurizado, o veículo permite que os ocupantes rodem sem trajes espaciais. Ele mede 6 m de comprimento, 5,2 m de largura e 3,8 m de altura — aproximadamente o tamanho de dois micro-ônibus. A área para os ocupantes é de 13 m². Por padrão, o jipe leva duas pessoas, porém a capacidade pode dobrar em caso de "emergência".
Para a Toyota, o jipe servirá também para divulgar a tecnologia de célula de combustível, hoje presente no sedã Mirai, que não é vendido no Brasil. Traz como vantagens a alta disponibilidade de hidrogênio na natureza e a não-emissão de carbono.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.