Topo
Blog Na Garagem

Blog Na Garagem

Ford cria traje que simula risco de dirigir com sono; assista

UOL Carros

04/12/2018 07h00

Dirigir com sono pode ser tão perigoso quanto assumir o volante sob efeito de álcool. Uma pesquisa da Comissão Europeia indica que a fadiga é a principal causa de até 20% dos acidentes de trânsito. Para alertar sobre este risco, a Ford desenvolveu um traje que reproduz os efeitos que o cansaço pode causar no motorista.

"Quem dirige cansado corre o risco de guiar como um zumbi, tornando-se um perigo para si mesmo, para os passageiros e todos que estiverem ao redor. Os jovens muitas vezes se submetem à privação intencional do sono, forçando-se a ficar acordados para atender às demandas de uma vida social agitada, longas horas de trabalho e de estudo", afirma Gundolf Meyer-Hentschel, CEO do Instituto Meyer-Hentschel, na Alemanha, que desenvolveu o traje do sono a pedido da Ford.

Um óculos especial conectado a um aplicativo de smartphone simula exaustão extrema, reproduzindo o efeito de pequenos cochilos. Uma função bloqueia totalmente a visão do condutor por um período de meio segundo a até 10 segundos, como se o motorista tivesse realmente cochilado.

O cansaço também é reproduzido por um boné, um colete e pesos nos braços e tornozelos, resultando em um peso adicional superior a 18 quilos.

Caso se sinta cansado, vale a pena seguir as recomendações de Hentschel, como parar o veículo em um local seguro e cochilar por 20 minutos antes de seguir viagem. Se o sono não passar, recomenda-se procurar outra maneira de chegar ao seu destino antes que seja tarde demais.

Além de óculos especial, traje tem itens que aumentam peso do corpo em até 18 quilos

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...