Topo

Ford mostra tapete de acessibilidade para auxiliar cadeirantes; assista

UOL Carros

24/10/2018 14h00

A Ford do Brasil fez uma prévia para revelar suas atrações para o Salão do Automóvel de São Paulo, como o SUV Territory e a Ranger Black. Mas uma engenhosa invenção também mereceu destaque no evento realizado em São Paulo. Trata-se de um tapete de acessibilidade especialmente projetado para auxiliar cadeirantes nas grandes cidades.

A peça ainda está na fase de protótipo e foi projetada para caber no porta-malas do EcoSport. Quando o cadeirante deixar o veículo, ele pode dobrar a peça e encaixá-la na parte de trás da cadeira de rodas. Ao se deparar com uma calçada sem acessibilidade, basta desdobrar o tapete em frente à guia para criar uma rampa portátil e subir com a cadeira de rodas.

A fabricante afirma que o tapete suporta até 250 kg e traz sensores e um chip que enviam sinais via Bluetooth para um aplicativo de smartphone toda vez que o tapete é utilizado. As informações serão utilizadas para mapear pontos carentes de acessibilidade.

"O Tapete de Acessibilidade é mais um exemplo de inovação da Ford, que mostra a nossa proposta de buscar novas soluções de mobilidade com foco nas pessoas. Ele ajuda a dar mais independência aos cadeirantes e amplia a sua mobilidade mesmo fora do carro, para que possam se locomover com mais segurança, confiança e liberdade", afirma Joaquim de Arruda Pereira, diretor de Serviço ao Cliente da Ford.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.