Topo

Porsche prepara head up display com realidade aumentada e cara de videogame

UOL Carros

23/09/2018 08h00

Quase um Playstation: tecnologia pode mostrar até carro "fantasma" no para-brisa

Quem já jogou simuladores de corrida como Gran Turismo ou Forza Motorsport vai gostar da nova tecnologia que deve ser lançada pela Porsche nos próximos anos.

A marca alemã firmou uma parceria com a WayRay, empresa especializada no desenvolvimento de um novo tipo de head up display — a tecnologia que projeta informações do velocímetro e outras funções no para-brisa do veículo.

A novidade aproveita a tecnologia de"realidade holográfica aumentada". Por trás do nome complicado está uma tecnologia que vai fazer o motorista se sentir em um videogame. Isso porque o head up display pode exibir dados como tempos de volta (muito úteis em track days), linha de referência para traçado ideal e até um carro "fantasma" para servir como referência de tempo de volta.

A inovação também seria interessante fora dos autódromos. Imagine um trecho de uma estrada em obras, no qual as áreas em obras poderiam ser destacadas diante dos olhos do motorista. Todas as imagens são geradas por um pequeno projetor que pode ser instalado em quase qualquer veículo, além de também exibir informações no lado do passageiro.

A Porsche não é a única montadora interessada em juntar forças com a WayRay. A Hyundai também está investindo para "aprimorar o desenvolvimento de realidade holográfica aumentada em sistemas de navegação por satélite em veículos do futuro, pretendendo implantar a tecnologia em veículos produzidos em série a partir de 2020".

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.