Topo

Simulador de capotagem é atração de programa de trânsito seguro da Michelin

UOL Carros

05/09/2018 04h00

Aparelho reproduz os perigos de uma capotagem

Sentir na pele os riscos de um acidente pode ser a melhor maneira de estimular a direção segura. Essa é a aposta da Michelin, fabricante de pneus que lançou a quarta edição do Michelin Best Driver.

A grande atração do programa é um simulador de capotagem que poderá ser experimentado tanto em universidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas quanto em um espaço na Praia de Copacabana, durante a Semana Nacional do Trânsito, celebrada entre 18 e 25 de setembro.

Não há como contestar a importância de um trânsito mais seguro. O número de mortes por acidentes caiu 19,4% nas últimas duas décadas no Brasil. Porém, ainda está muito distante da meta de 50% estipulada pela ONU no ano passado. Mais do que isso: nosso país não melhorou a proteção de jovens entre 18 e 34 anos, que respondem por 47% dos acidentados.

"Precisamos formar bons motoristas e mostrar as tragédias ocasionadas pela má direção. Quantos jovens morrem ou tornam-se pessoas com deficiência, às vezes, por uma simples distração ao volante? A consciência como motorista, passageiro ou pedestre precisa ser de todos. Sem dúvidas, a experiência dentro do simulador convence de que o cinto de segurança é um item essencial e deve ser usado em qualquer trajeto", afirma Eduardo Biavati, especialista em trânsito.

Veja o cronograma do Michelin Best Driver:

+ 4 de setembro: lançamento do Programa Michelin Best Driver no Rio de Janeiro
+ 11, 12 e 13 de setembro: Universidade Mackenzie (SP)
+ 18, 19, 20 de setembro: Facha (RJ)
+ 22 e 23 de setembro: Praia de Copacabana
+ 2, 3 e 4 de outubro: Universidade a definir em Campinas

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.