Topo

Ford cria jaqueta para aumentar segurança dos ciclistas no trânsito

UOL Carros

16/06/2018 08h00

O departamento de Mobilidade Inteligente da Ford apresentou uma invenção que pode salvar a vida do ciclista.

Trata-se de uma jaqueta equipada com sensores e luzes indicativas, aumentando a segurança tanto do próprio usuário quanto de veículos e pedestres ao redor.

A peça indica a presença do ciclista por leds instalados em partes estratégicas da jaqueta para facilitar a visibilidade de motoristas de carros e caminhões, fazendo o papel das tradicionais luzes refletoras instaladas em algumas bikes.

Smartphone tem até um compartimento especial dentro da manga

A jaqueta pode ser pareada com smartphones e um aplicativo que indica o trajeto menos congestionado. Pequenos sensores instalados nas mangas da peça vibram para indicar a direção correta e basta o ciclista erguer o braço indicando a manobra para que uma luz se acenda para alertar quem está logo atrás.

A tecnologia desenvolvida pela Ford também permite que o ciclista ouça as coordenadas de navegação (graças a uma tecnologia que faz as ondas sonoras vibrarem os ossos do crânio) e atenda ligações sem tirar as mãos do guidão.

"Estamos promovendo uma mudança imediata no comportamento do ciclista, já que não é mais necessário parar para consultar a rota no seu celular e nem se preocupar com trechos perigosos durante o trajeto", afirmou Tom Thompson, líder de projeto da equipe de mobilidade da Ford.

Jaqueta tem sensores nas mangas que vibram para indicar caminho certo

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.