Jornalista cego vira mecânico que conserta carros por telefone
A deficiência visual poderia ser um problema e tanto na vida de João Bernardelli. Formado em jornalismo, ele nunca teve oportunidade de trabalhar na área. Acabou virando técnico de atendimento e há oito anos ajuda clientes que ligam para o serviço de assistência de uma grande montadora.
"Minha função é prestar assistência ao cliente, e preciso tranquilizá-lo mesmo se ele estiver em uma situação mais crítica. Muitos clientes ficam nervosos e deixam de fornecer informações suficientes para saber quais são as suas necessidades, e acham que não estamos querendo ajudar. É por isso que precisamos saber lidar com as pessoas e procurar acalmá-las", afirmou.
Bernadelli é ajudado diariamente por colegas de trabalho e conta com recursos de acessibilidade, como a plataforma Virtual Vision, que auxilia pessoas com deficiência visual a usarem programas de computador.
Durante todos estes anos na Allianz Partners, João passou por situações inusitadas. "Certa vez um cliente pediu um profissional para resolver um problema de bateria descarregada, mas retornou a ligação pouco depois pedindo uma plataforma em vez do prestador, pois uma vaca que estava pastando nos arredores havia caído em cima do carro dele".
O técnico também precisou lidar com momentos tristes, como a de um pai de família que havia acabado de perder seu filho. "Muita gente nos procura pedindo para remover corpos".
Mesmo assim, o técnico se diz feliz com a profissão. "Tenho a oportunidade de interagir com os jovens e compartilhar conhecimentos. Mas minha maior satisfação é poder ajudar pessoas", concluiu.
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