Blog Na Garagem

Cópia chinesa do smart será 1º carro feito com impressão 3D em larga escala

UOL Carros

27/04/2018 04h00

XEV LSEV, o primeiro carro de produção em larga escala do mundo que utiliza carroceria feita com impressão 3D (Josias Silveira/UOL)

Entre todos os carros chineses exibidos no Salão de Pequim 2018, foi justamente o pequenino conceito LSEV o que mais chamou a atenção da reportagem de UOL Carros. Mas não é apenas porque ele está muito próximo de se tornar um veículo real ou porque parece uma cópia quase descarada do smart fortwo.

A grande sacada aqui é que o modelo, desenvolvido pela XEV, fabricante de veículos elétricos sediada em Hong Kong, em consórcio com a Polymaker, empresa chinesa especializada em impressões tridimensionais, promete ser o primeiro carro do mundo a ser produzido em larga escala por impressão 3D.

É claro que precisamos ter cuidado ao falar em “primeiro do mundo”. Afinal, desde 2014 a Local Motors, empresa americana, já se gaba de criar através do mesmo método o estranho roadster Strati. A diferença é que o LSEV estaria preparado para ser produzido em escala muito maior e, portanto, ser vendido a quase qualquer tipo de consumidor.

O carrinho terá preço estimado em US$ 10 mil. De acordo com o consórcio responsável por sua criação, 7 mil encomendas já teriam sido feitas. A expectativa é que a companhia lance o LSEV nos mercados asiático e europeu em abril de 2019.

Veja mais

+ Carro chinês já é capaz de fazer sonhar; veja exemplos
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Doses compactas

Todo o projeto visa à otimização de espaço e processos. Um exemplo: ele é menor até mesmo que um smart, medindo 2,49 metros de comprimento (menos do que o entre-eixos de um Chevrolet Onix, veja só), 1,29 m de largura e 1,50 m de altura.

Sua carroceria é montada com o uso de apenas 57 componentes, enquanto um veículo convencional demanda mais de 2 mil. Base do chassi, bancos, vidros — e seus respectivos componentes de vedação — e, claro, o motor elétrico são os itens que não são confeccionados por impressão 3D.

Falando em propulsor elétrico, o pequenino alcança velocidade máxima de 70 km/h e tem autonomia declarada de 150 km. Peso é de 450 kg e capacidade, para dois passageiros.

Josias Silveira e Leonardo Felix
Do UOL, em Pequim (China) e São Paulo (SP)

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
Topo