Cópia chinesa do smart será 1º carro feito com impressão 3D em larga escala
Entre todos os carros chineses exibidos no Salão de Pequim 2018, foi justamente o pequenino conceito LSEV o que mais chamou a atenção da reportagem de UOL Carros. Mas não é apenas porque ele está muito próximo de se tornar um veículo real ou porque parece uma cópia quase descarada do smart fortwo.
A grande sacada aqui é que o modelo, desenvolvido pela XEV, fabricante de veículos elétricos sediada em Hong Kong, em consórcio com a Polymaker, empresa chinesa especializada em impressões tridimensionais, promete ser o primeiro carro do mundo a ser produzido em larga escala por impressão 3D.
É claro que precisamos ter cuidado ao falar em "primeiro do mundo". Afinal, desde 2014 a Local Motors, empresa americana, já se gaba de criar através do mesmo método o estranho roadster Strati. A diferença é que o LSEV estaria preparado para ser produzido em escala muito maior e, portanto, ser vendido a quase qualquer tipo de consumidor.
O carrinho terá preço estimado em US$ 10 mil. De acordo com o consórcio responsável por sua criação, 7 mil encomendas já teriam sido feitas. A expectativa é que a companhia lance o LSEV nos mercados asiático e europeu em abril de 2019.
Veja mais
+ Carro chinês já é capaz de fazer sonhar; veja exemplos
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram oficial de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter
Doses compactas
Todo o projeto visa à otimização de espaço e processos. Um exemplo: ele é menor até mesmo que um smart, medindo 2,49 metros de comprimento (menos do que o entre-eixos de um Chevrolet Onix, veja só), 1,29 m de largura e 1,50 m de altura.
Sua carroceria é montada com o uso de apenas 57 componentes, enquanto um veículo convencional demanda mais de 2 mil. Base do chassi, bancos, vidros — e seus respectivos componentes de vedação — e, claro, o motor elétrico são os itens que não são confeccionados por impressão 3D.
Falando em propulsor elétrico, o pequenino alcança velocidade máxima de 70 km/h e tem autonomia declarada de 150 km. Peso é de 450 kg e capacidade, para dois passageiros.
Josias Silveira e Leonardo Felix
Do UOL, em Pequim (China) e São Paulo (SP)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.