Porsche 919 Hybrid vira monstro de 1.000 cv mais rápido do que um Fórmula 1
Abandonar o Campeonato Mundial de Endurance não foi tão ruim assim para a Porsche. Só assim é que ela conquistou autonomia para mostrar todo o potencial do 919 Hybrid, uma máquina capaz de ser mais rápida do que um carro de Fórmula 1.
É isso mesmo: o 919 Hybrid fez uma volta de 1'41"770 no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, superando em 0,783 segundos o tempo estabelecido por Lewis Hamilton na etapa belga da Fórmula 1 em 2017. Em seu melhor giro, o Porsche obteve a velocidade média de 245,61 km/h e atingiu a velocidade máxima de 359 km/h.
Livre das regras estabelecidas pela FIA para equilibrar o desempenho dos protótipos de Audi, Porsche e Toyota, a equipe pôde extrair todo o potencial do 919 Hybrid, que ganhou o sobrenome Evo. Partindo da base do projeto vencedor das 24 Horas de Le Mans de 2017, os engenheiros da marca realizaram várias alterações em componentes vitais, como o medidor de fluxo de combustível e os sistemas de recuperação de energia – que usa o motor a combustão para movimentar o eixo traseiro ao mesmo tempo em que o motor elétrico cuida do eixo dianteiro. O motor 2.0 turbo V4, porém, permaneceu intocado.
Com essas alterações mais outras mudanças realizadas na aerodinâmica do veículo (suficientes para aumentar a pressão aerodinâmica em 53% frente ao carro do ano passado), o 919 Hybrid chegou a 730 cv mais os 446 cv vindos dos dois sistemas de recuperação de energia – totalizando incríveis 1.176 cv, contra aproximadamente 900 cv do bólido de 2017.
Para dar conta do aumento brutal de potência, os engenheiros instalaram novos freios, recalibraram a direção e reforçaram a suspensão. O peso bruto foi reduzido em 39 kg (agora é de 849 kg) removendo itens "desnecessários" para um carro participar de uma volta rápida durante o dia, como ar-condicionado, limpadores de para-brisa, sensores, parte eletrônica para fornecer dados à torre de controle, macaco pneumático e até os faróis.
A Michelin também contribuiu com novos pneus desenvolvidos especialmente para o evento, preservando as dimensões dos compostos, mas aprimorando a estabilidade sem comprometer conforto e segurança.
"O 919 Evo é brutalmente impressionante e com certeza o carro mais rápido que já pilotei. Sua capacidade de aderência nas curvas é diferente de tudo que já vi, nunca imaginei que um carro seria assim. Até a velocidade a cada volta não se parece em nada com o que estava acostumado na WEC. É por isso que conseguimos não apenas ser mais rápido do que um Fórmula 1, mas 12 segundos mais veloz do que o tempo da pole position em Spa no ano passado", afirmou Neel Jani, piloto da Porsche responsável pela façanha.
Apenas os engenheiros parecem ter se divertido tanto quanto Jani. Pelo menos é o que afirma o chefe da equipe responsável pelo carro.
"Este projeto foi a realização do sonho de qualquer engenheiro. Independente do sucesso desta ideia, todos nós sabemos que o 919 Hybrid ainda não chegou ao seu limite. Nem mesmo a versão Evo entrega tudo que é capaz. Mas não estar limitado por regulamentos já é muito bom. Estamos com um sentimento de felicidade por saber que nosso trabalho foi suficiente para derrubar o recorde de um Fórmula 1", declarou Stephen Mitas, chefe de equipe do projeto Porsche LMP1.
O recorde batido em Spa-Francorchamps, aliás, é apenas o primeiro capítulo da "turnê de despedida" do 919. Depois da Bélgica, ele partirá para a Alemanha, onde participará de uma exibição antes das 24h de Nürburgring em 12 de maio. Há participações agendadas também no Festival da Velocidade de Goodwood (12 a 15 de julho), no Festival da Porsche em Brands Hatch (2 de setembro) e na Porsche Rennsport Reunion, realizada em Laguna Seca entre os dias 26 e 29 de setembro.
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