Topo

Antiga fábrica do Dodge Viper será transformada em museu da FCA

UOL Carros

22/03/2018 04h00

Última geração do Viper foi vendida com a submarca SRT

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) erguerá um museu no lugar da antiga fábrica do Viper. Lançado em 1992, o superesportivo foi um dos maiores ícones da indústria norte-americana e teve sua produção encerrada em agosto de 2017.

Enquanto prepara o espaço para a transformação, a FCA está leiloando mais de 1.800 itens da antiga linha de montagem, sendo alguns deles até potencialmente colecionáveis — como pôsteres e capôs assinados por funcionários da finada linha de montagem. A quantia arrecadada será 100% revertida para a United Way de Detroit, especializada no cuidado de pessoas carentes.

Inicialmente o acervo com mais de 400 veículos históricos e carros-conceito das marcas pertencentes ao grupo FCA será fechado ao público. Entretanto, a empresa não descarta abrir as portas do Conner Center (novo nome da antiga fábrica Conner Avenue) no futuro.

Caso mude de ideia, o Conner Center substituiria o antigo Walter P. Chrysler Museum, museu erguido nas adjacências da sede da Chrysler, em Auburn Hills, e fechado em 2016 para dar lugar às sedes de Maserati e Alfa Romeo nos EUA.

Fábrica de Connor Avenue abrigará acervo histórico das marcas da FCA

Dos 37 mil metros quadrados do Conner Center, dois mil metros quadrados serão destinados para a sede administrativa e os veículos expostos ocuparão outros sete mil metros quadrados – o restante será transformado em depósito e possivelmente garagem para os demais carros do acervo.

O Viper saiu de linha após 25 anos de produção por não poder ser equipado com airbags do tipo cortina, o que descumpriria com as normas de segurança vigentes em seu país natal. A fábrica estava fechada desde o segundo semestre do ano passado.

"Um lugar cheio de história como a fábrica de Conner Avenue é o local ideal para exibir os veículos que construíram nossa empresa por mais de 92 anos. Temos orgulho de nossa trajetória e estamos trabalhando cuidadosamente na preservação e restauração destes veículos tão importantes. Esta decisão nos permitirá abrigar toda nossa coleção debaixo de um mesmo teto, permitindo compartilhar a história com nossos funcionários", afirmou Brandt Rosenbusch, gerente de serviços históricos da FCA.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.