Topo

Inspirada na Mercedes, BMW estuda fazer picape para brigar com Classe X

UOL Carros

05/03/2018 12h34

Picape M3 nasceu como brincadeira do "Dia da Mentira", mas virou realidade

A BMW está perdendo tempo ao não produzir uma picape. Pelo menos é essa a opinião do CEO da marca na Austrália, Marc Werner. A declaração foi feita em entrevista concedida ao site Car Advice.

"Estamos sendo muito insistentes ao sugerir uma picape porque acreditamos que a empresa deveria olhar este segmento com mais atenção. Já levamos a ideia à matriz e eles estão analisando-a enquanto estamos conversando aqui, mas nós gostamos da ideia de ver uma picape BMW. Não podemos fechar os olhos para as tendências do mercado", afirmou.

Esta não é a primeira vez que a BMW cogita ingressar no segmento de picapes. Entretanto, o crescimento do segmento em mercados importantes como Ásia, África e América do Sul (além da própria Austrália) e a chegada da arquirrival Mercedes-Benz Classe X (abaixo) pode acelerar os planos da marca bávara.

Classe X é fruto de parceria com a aliança Renault-Nissan

"Se você analisar o mercado de picapes na Austrália, tivemos mais de 150 mil unidades vendidas, de um total de 1,1 milhão de veículos comercializados no ano passado", declarou Werner.

Vale ressaltar que a produção da Mercedes-Benz Classe X na América do Sul (onde ela começa a ser produzida apenas no fim deste ano) foi facilitada pelo acordo firmado com a aliança Renault-Nissan. Além de aproveitar plataforma e componentes da Nissan Frontier, a Daimler utilizará a linha de montagem da marca japonesa em Córdoba, na Argentina — de onde também sairá a Renault Alaskan.

A BMW, por sua vez, até possui uma fábrica no Brasil (em Santa Catarina), mas nem todas as etapas da produção são feitas no país — a estamparia das chapas, por exemplo, é realizada na Alemanha.

Aos céticos, o executivo afirmou que a BMW já havia sido um pouco reticente em relação à entrada no segmento de SUVs com o X5, em 1999.

Considerando que a linha de modelos "X" responde pela maior parte das vendas da marca atualmente, não seria surpreendente ver uma picape BMW nos próximos anos.

Até porque a BMW já fabricou duas picapes baseadas no M3: uma surgiu em 1986 (abaixo) e a outra nasceu em 2011, fruto de uma brincadeira de "Dia da Mentira" que virou veículo de serviço para a divisão M.

Baseado em um Série 3 conversível, a picape trabalhou dentro da BMW por 26 anos

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.