Inspirada na Mercedes, BMW estuda fazer picape para brigar com Classe X
A BMW está perdendo tempo ao não produzir uma picape. Pelo menos é essa a opinião do CEO da marca na Austrália, Marc Werner. A declaração foi feita em entrevista concedida ao site Car Advice.
"Estamos sendo muito insistentes ao sugerir uma picape porque acreditamos que a empresa deveria olhar este segmento com mais atenção. Já levamos a ideia à matriz e eles estão analisando-a enquanto estamos conversando aqui, mas nós gostamos da ideia de ver uma picape BMW. Não podemos fechar os olhos para as tendências do mercado", afirmou.
Esta não é a primeira vez que a BMW cogita ingressar no segmento de picapes. Entretanto, o crescimento do segmento em mercados importantes como Ásia, África e América do Sul (além da própria Austrália) e a chegada da arquirrival Mercedes-Benz Classe X (abaixo) pode acelerar os planos da marca bávara.
"Se você analisar o mercado de picapes na Austrália, tivemos mais de 150 mil unidades vendidas, de um total de 1,1 milhão de veículos comercializados no ano passado", declarou Werner.
Vale ressaltar que a produção da Mercedes-Benz Classe X na América do Sul (onde ela começa a ser produzida apenas no fim deste ano) foi facilitada pelo acordo firmado com a aliança Renault-Nissan. Além de aproveitar plataforma e componentes da Nissan Frontier, a Daimler utilizará a linha de montagem da marca japonesa em Córdoba, na Argentina — de onde também sairá a Renault Alaskan.
A BMW, por sua vez, até possui uma fábrica no Brasil (em Santa Catarina), mas nem todas as etapas da produção são feitas no país — a estamparia das chapas, por exemplo, é realizada na Alemanha.
Aos céticos, o executivo afirmou que a BMW já havia sido um pouco reticente em relação à entrada no segmento de SUVs com o X5, em 1999.
Considerando que a linha de modelos "X" responde pela maior parte das vendas da marca atualmente, não seria surpreendente ver uma picape BMW nos próximos anos.
Até porque a BMW já fabricou duas picapes baseadas no M3: uma surgiu em 1986 (abaixo) e a outra nasceu em 2011, fruto de uma brincadeira de "Dia da Mentira" que virou veículo de serviço para a divisão M.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.