Topo

Suíço constrói caminhão em "miniatura" maior do que um carro compacto

UOL Carros

16/02/2018 04h00

Markes gastou 50 mil euros para construir o caminhão de 800 kg

Hugo Markes é dono de uma loja de modelismo e gosta de pilotar helicópteros guiados por controle remoto. No entanto, após perder um de seus helicópteros em um acidente, o suíço decidiu fazer algo diferente.

Nascia a primeira (e até agora única) reprodução em escala do caminhão Scania R 500 Topline. Chamá-la de "miniatura", aliás, não é tão apropriado assim, já que o veículo pesa 800 kg e mede aproximadamente sete metros de comprimento — é quase o peso de um Renault Kwid, embora seja mais de duas vezes mais comprido.

Juntamente com o construtor profissional de miniaturas Hermann Auer, Markes pesquisou as dimensões e materiais mais adequados para reproduzir as formas do R 500. "Sabíamos que não seria fácil achar todas as peças. Os pneus, por exemplo, foram comprados na China", afirmou Auer.

Caminhão teria capacidade para rebocar um carro compacto

Foi com base neles, inclusive, que Markes determinou a escala do caminhão: 1:2.3, ou seja, menos de duas vezes menor do que o veículo original.

A construção foi bastante complexa, sendo que o projeto foi desenhado em softwares de última geração. Embora uma pessoa de baixa estatura pudesse entrar na cabine, o "caminhãozinho" é dirigido por controle remoto.

Após mais de 4.000 horas de trabalho e 50 mil euros investidos, Markes não pretende fabricar novos caminhões. O suíço, inclusive, já fixou um preço para quem quiser levar o Scania para casa: 65 mil euros. "É uma peça única, e por isso é tão valiosa. Este é meu primeiro e último caminhão, já que agora vou voltar aos helicópteros", garantiu.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.