Em serviço, Sprinter do futuro deixa "Uno com escada" no chinelo
"As pessoas carregam todo tipo de coisa, algumas vezes no teto", provoca Martin Frohnmaye, da área Transporte do Futuro, durante a apresentação de novidades desenvolvidas pela fabricante para configurações de trabalho da terceira geração do Mercedes-Benz Sprinter.
Frohnmaye não conhece o Fiat Uno com escada no teto, que ganhou fama no Brasil e tem variantes em outros modelos. No entanto, diante de suportes para peças longas fixados na parte superior interna do furgão alemão, a comparação é inevitável.
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A fórmula brasileira, muito utilizada por companhias de energia elétrica e operadoras de telefonia/internet/TV paga, adota um rack de teto por fora e algumas cordas — de série ou com uma boa dose de improviso, dependendo da empresa.
"Sim, cabe uma escada de alguns tamanhos e muito mais. Com a vantagem de que será armazenado de maneira muito mais segura", garante o executivo, parecendo não compreender o interesse no objeto específico.
Como será novo Sprinter
A melhor disposição de peças e equipamentos em toda a área de carga é parte de um conjunto de soluções integradas que estreia no novo Sprinter. Os recursos apresentados nesta segunda-feira (4) na sede da marca, em Stuttgart (Alemanha), derivam do conceito Vision Van. Tudo menos os drones mostrados no protótipo: na vida real, as soluções são mais pé no chão, né?
Assim, o novo Sprinter chega primeiro na Europa, ano que vem. O Brasil terá o modelo em 2019. Os custos das soluções integradas, com opções também para o setores de entregas e de passageiros, estão mais simples, mas continuam um mistério…
"Terá um custo, mas ainda não temos como falar sobre isso. Dependerá da necessidade de cada cliente e das condições de cada mercado", justifica Volker Mornhinweg, presidente global da divisão de vans da Mercedes-Benz.
A motorização também não foi confirmada, mas haverá versões elétricas e a gasolina. Enquanto a Europa caminha para utilizar apenas a primeira até 2020, o Brasil deve ficar só com a segunda, já que ligar carros em tomadas ainda é complicado por aqui.
Resta saber se o motor poderá superar a pujança do "rival" Uninho frotista, constantemente flagrado rodando em velocidades elevadas em nossas rodovias. A lenda urbana é de que a escada no teto acrescente 200 cv do Uno. O Sprinter do futuro que se cuide e se arme bem.
Ricardo Ribeiro
Colaboração para o UOL, em Sttutgart (Alemanha)
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