Empresa cria motor de 16 cilindros e 5 mil cavalos... sem carro para usá-lo
Um projeto de hiperesportivo chamado Devel Sixteen, anunciado no Salão de Dubai de 2013 com 5.007 hp (5.069 cv) extraídos de um gigantesco motor V16 (16 cilindros) de 12,3 litros, quadriturbo, até hoje não saiu da maquete em tamanho real exibida no evento que aconteceu naquele ano nos Emirados Árabes Unidos.
Ao menos no papel, o modelo tem potência equivalente à de praticamente três Bugatti Chiron e poderia acelerar de 0 a 100 km/h em 1,8 segundo, atingindo a velocidade máxima de 560 km/h — coincidência ou não, o carro da Bugatti também tem motor de 16 cilindros, no caso dispostos em "W", e quatro turbos, mas em tamanho menor (8.0).
Até agora, a notícia mais recente sobre o Devel Sixteen vinha de 2015, quando a preparadora Steve Morris Engines, responsável pela montagem artesanal do motor, mediu a potência do conjunto no dinamômetro e registrou 4.515 hp (ou 4577 cv) — o que, convenhamos, já é muita potência, embora a promessa de equipar o carro com tanta força não tenha sido cumprida.
Em nova tentativa de calar os céticos, a Steve Morris Engines divulgou novo vídeo do V16 no dinamômetro com seus quatro turbos (enormes, cada um com 81 mm) e conseguiu registrar 5.007 hp (5.076 cv) e mastodônticos 539,19 kgfm de torque. Para se ter uma ideia, a potência corresponde à de 39 unidades do novo Volkswagen Polo 1.0 TSI — e o torque, ao de 26 Polo. Confira o teste no vídeo acima.
Agora o desafio da Devel Sixteen, empresa que promete finalizar o carro, é encontrar investidores e terminar o projeto. Uma das muitas tarefas que engenheiros da marca terão de resolver será como desenvolver um sistema para resfriar um motor tão grande, potente e torcudo dentro de um automóvel de proporções não tão enormes sem ter de recorrer a auxílios como motores elétricos… É esperar para ver. Se virar realidade, o esportivo da Devel Sixteen poderá ultrapassar os Hennessey Venom GT e F5 e se tornar o carro mais veloz do mundo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.