Topo

Sedã do Argo se chama Cronos; nome surge após corrida de "Unos de firma"

UOL Carros

20/10/2017 16h57

A Fiat revelou nesta sexta-feira (20) o nome da versão sedã do Argo, que será apresentada até o fim deste ano e chega às concessionárias no início de 2018: Cronos. Fugindo da tendência de nomes apresentada pelos últimos lançamentos da marca, sempre com quatro letras (Toro, Mobi, Argo), o Cronos "consolida um novo tempo", segundo a empresa, que diz curtir demais sua própria história e memes da internet.

Conforme divulgado por UOL Carros, a apresentação do nome aconteceu por meio de uma ação de marketing criativa da marca: uma corrida de esportivos Uno com escadas no teto, com seis unidades disputando seis voltas em um autódromo, cada uma delas revelando uma letra do carro a cada saída para os boxes (veja o vídeo abaixo).

Mais uma vez, a marca italiana se inspira na mitologia grega para nomear seus carros — Chronos, com "h", é o Deus do tempo, "capaz de reger todos os destinos", segundo a fabricante. Argo era a embarcação dos Argonautas no imaginário da Grécia antiga.

O Cronos é um projeto da Fiat que liga diretamente Brasil e Argentina, já que o sedã será fabricado no país vizinho. Ele chega no começo do próximo ano para concorrer com modelos como Volkswagen Virtus, que também será lançado no início do ano, a futura versão sedã do Toyota Auris, o próximo Honda City e o atual Ford Fiesta Sedan.

Na Argentina, a Fiat lançou uma campanha na internet na qual os participantes recebiam 12 dicas para tentar adivinhar o nome, com direito a uma viagem para a Itália na faixa como prêmio. O Cronos foi revelado por meio da conta oficial da Fiat Argentina no Twitter e o concurso teve um único acertador, cuja identidade ainda não foi revelada.

No entanto, a Fiat segue mantendo segredo quanto ao visual do sedã, que ainda não foi revelado. A montadora também não soltou mais informações sobre carro, que poderá ser equipado com praticamente os mesmos motores flex e transmissões do Argo (foto abaixo): 1.3 Firefly de 109 cv, acoplado a um câmbio manual ou automatizado, ambos de cinco velocidades; e 1.8 EtorQ Evo de 139 cv, que pode ser acompanhado de câmbio manual ou automático de seis marchas.

Estima-se, vale dizer, que o Cronos não deverá ter versões com o motor 1.0 Firefly de três cilindros e 77 cv (sempre associado ao câmbio manual de cinco marchas no Argo).

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.