Valentino Rossi vai "tirar racha" de R1 contra robô da Yamaha; quem leva?
Depois de apresentar em 2015 o Motobot, um robô piloto capaz de pilotar uma R1, a Yamaha vai exibir nos próximos dias no Salão de Tóquio (Japão), que abre ao público de 27 de outubro a 5 de novembro, a segunda geração do androide.
Mais que isso, a fabricante japonesa também vai revelar se ele consegue ser mais rápido na pista que ninguém menos que Valentino Rossi, o "doutor", sete vezes campeão mundial da MotoGP, considerada a "Fórmula 1" do motociclismo.
Por conta disso, a marca divulgou um vídeo no qual um engenheiro desafia Rossi a medir forças com o piloto eletrônico e até criou uma pesquisa online para o público dar seu palpite sobre quem sairá vencedor do "racha" — no vídeo, veja a partir dos 3min.
Além de tentar bater o heptacampão, a Yamaha vai mostrar se conseguiu atingir o objetivo de fazer o robô chegar a 200 km/h.
O interessante é que o Motobot é um robô humanoide que vai montado sobre a motocicleta como um piloto de verdade, ou seja, é capaz de acelerar, frear e mover o guidão por conta própria, controlando a inclinação nas curvas com o próprio "corpo". Segundo a empresa, tudo é possível com o auxílio de uma série de sensores de movimento e aceleração.
Detalhe, a R1 pilotada por ele não tem modificações e será praticamente idêntica à utilizada por Rossi na competição — exceto pela instalação de cabos para mover os manetes de embreagem e freio, bem como o do acelerador. Mas há um porém: a R1 do Motobot tem rodinhas em cada lateral, como bicicletas infantis, para prevenir um eventual tombo do androide.
Agora é esperar para ver quem ganha. O homem ou o robô? Faça o seu palpite.
Veja mais
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.