Presença do Uber pode diminuir vendas de carros, aponta estudo
Ainda é cedo demais para afirmar que serviços de compartilhamento de carro (como Uber e Cabify) ou mesmo de locação programada (com apps que permitem determinar quantas horas você ficará com o veículo, como o Zaz) vão diminuir drasticamente a vontade/necessidade de pessoas em manter carros na garagem. Mas aqui e ali começam a pipocar indicativos sobre a mudança de hábitos.
Um estudo conjunto do Instituto de Pesquisa de Transporte da Universidade do Michigan, da Texas A & M Transportation Institute e da Columbia University (de Nova York), que foi divulgado pela agência "Reuters" e pela revista "Engadget" aponta, de forma reversa, que pessoas tenderiam a comprar menos carros e fazer menos viagens com automóveis próprios em cidades atendidas por estes serviços.
Essa pesquisa usou o exemplo de Austin (Texas), onde os serviços Uber e Lyft (empresa pertencente à General Motors com proposta similar ao Uber) chegaram, mas foram obrigados por Prefeitura e Justiça a se retirar por um ano para ajuste de conduta. As duas empresas foram autorizadas a voltar a operar em maio deste ano.
Após entrevistar 1.200 pessoas, o estudo concluiu que 41% delas disseram ter usado o próprio carro para "preencher o vazio deixado por Uber e Lyft", enquanto 9% compraram um carro novo para substituir a ausência do serviço.
Você acha que este comportamento indica uma mudança de hábito? Você trocou ou trocaria o carro próprio de forma definitiva pelos serviços de compartilhamento? Comente!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.