Topo

É treta: Renault diminui up, Volkswagen chama Rafinha Bastos para responder

UOL Carros

16/05/2017 16h14

A Renault resolveu esquentar a chegada do Kwid, que só estreia no Brasil no segundo semestre. E provocou a ira da Volkswagen, principal atingida.

Em dois comerciais, a fabricante mostra detalhes de seu compacto inédito resolveu atacar um dos futuros rivais com vídeos irônicos e abusados no YouTube.

Sobram críticas ao espaço interno e ao conjunto de suspensão do Volkswagen up. Detalhe: o carro da rival aparece claramente nas imagens da Renault. Num deles, passageiros altos aparecem curvados após sair do up!. No outro, uma família precisa desembarcar do VW para que o motorista consiga vencer uma lombada.

As peças, junto a outras que ensinam a falar o nome correto do novo Renault (a propósito, lê-se "cuídi" e não "kavide" ou outra coisa), ajudam a ilustrar um site especial de pré-venda do modelo, que ainda não tem preço definido, mas que tem expectativa de ser o único modelo de uma grande marca a custar menos de R$ 30 mil no Brasil.

Curiosamente, ambos os vídeos foram retirados do ar no Youtube. Mas a gente mostra por aqui:

  1. A provocação da Renault:

  2. A resposta da Volks:

Assim, a Volks não deixou a zoação passar em branco: colocou no ar um comercial com Rafinha Bastos contestando as críticas da rival. Na produção, o comediante de "1,99 e 15 milímetros" aparece em um Up TSI com outros três passageiros e afirma: "Se você sair corcunda do novo Up, talvez você seja corcunda mesmo".

No comercial, Rafinha Bastos também destaca o desempenho do motor 1.0 turboflex de 105 cv e aproveita para subir uma ladeira e passar por uma lombada, sempre com os três passageiros a bordo.

Os comerciais da Renault sugerem justamente que o Kwid é melhor que o Up nesses quesitos e inclusive vende o hatch altinho como "o SUV dos compactos", estretégia que dará a tônica do Kwid, mas que ninguém sabe se funcionará.

Na régua, o Kwid (ao menos aquele vendido na Índia, origem do projeto) é bem parecido com o Up: o Renault mede 3,68 m de comprimento, 1,58 m de largura, 1,48 m de altura e 2,42 m de distância entre-eixos, contra, respectivamente, 3,69 m, 1,64 m, 1,50 m e 2,42 m do VW.

Para o Brasil, sabe-se que a Renault teve trabalho extra para reforçar a estrutura do modelo e que, também, usará motor 1.0 12v SCe flex de três cilindros, que vai render um pouco menos que os 82 cv e 10,5 kgfm que exibem quando equipam Renault Logan e Sandero. O porta-malas do Kwid tem 300 litros, contra 285 litros do Up.

Este é o Kwid, que mal aparece na propaganda da Renault

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.