Topo

Ronco do motor faz airbags de Camaro acionarem sozinhos a 225 km/h; assista

UOL Carros

08/05/2017 11h01

Volta e meia aparece o relato de alguém dizendo que um ou mais airbags do veículo foram acionados mesmo sem acontecer uma colisão.

Trata-se de um fenômeno raro, ocorrido por conta de um defeito de fabricação do equipamento de segurança — que é acionado por sensores de aceleração e desaceleração posicionados em locais estratégicos da carroceria.

"Raro" não significa que seja "impossível", e no caso de um Chevrolet Camaro ZL1 2013 o incidente rolou por causa do ronco do motorzão V8 naturalmente aspirado de 6,2 litros.

É o que indica um vídeo publicado pelo youtuber americano GuitarmageddonZL1 (que nome é esse?): as bolsas laterais de cortina foram deflagradas com o carro em movimento enquanto o rapaz se exibia dava uma voltinha com a namorada. Assista ao vídeo.

Culpa do incidente foi do próprio dono, que retirou abafador do escapamento

"Então quer dizer que se eu acelerar demais o meu Camaro amarelo os airbags também vão abrir sozinhos?", alguém vai perguntar. Fique tranquilo, cara pálida. Isso só aconteceu com GuitarmageddonZL1 (por favor, muda esse apelido) porque ele mexeu onde não devia.

No vídeo dá para perceber facilmente o quanto o Camaro ZL1 do moço é modificado. Tem bancos esportivos, cintos de quatro pontos, gaiola interna de proteção e cabine "depenada" para redução de peso.

Além disso, conta com um botão que desativa o abafador do escapamento, solução que gera ganho de potência (originalmente em 580 cv) e também aumenta o ronco a um patamar quase ensurdecedor — repare como a menina tem que tampar os ouvidos por não aguentar a carga de decibéis.

Tal ruído e suas consequentes vibrações — afinal, os engenheiros não inseriram um abafador ali à toa, não é mesmo? — foram suficientes para acionar os airbags laterais do Camaro, em uma arrancada a 225 km/h.

Detalhe: o camarada andava em via pública, então o desfecho poderia ter sido pior: se as bolsas deflagradas fossem as frontais e ele perdesse a visibilidade, havia seríssimo risco de um acidente com severas consequências.

Por sorte nada passou de um susto. No vídeo, em inglês, GuitarmageddonZL1 (sério, não dá) também explica como o equipamento que desliga o abafador funciona. Não repitam essa cag… isso em casa, crianças.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.