Na China, Honda XR-V está para o HR-V como o WR-V está para o Fit no Brasil
O lançamento do Honda WR-V gerou acaloradas discussões entre especialistas. Afinal, o que ele é? Um modelo com personalidade própria ou mera adaptação do Fit? Foram precisos alguns meses, desde a apresentação no Salão de São Paulo 2016 até a chegada às ruas, para que a marca conseguisse explicar direito sua proposta. E olha que nem assim a controvérsia foi esclarecida.
Em visita à China para o Salão de Xangai, UOL Carros se deu conta de que no país asiático a fabricante vem adotando uma tática muito parecida há alguns anos. Lá, vende como dois carros diferentes o Vezel (nosso HR-V) e o XR-V, espécie de derivação "cross" do suvinho que recebe nome diferente, mesmo utilizando a mesma carroceria.
Assim como faz com WR-V e Fit no Brasil, para o mercado chinês a Honda fez alguns retoques estéticos a fim de diferenciar o Vezel do XR-V.
Na dianteira, adota conjunto óptico dividido em camadas, com faróis mais afilados e luz diurna separada, além de grade com barra em preto brilhante e divisórias secundárias em colmeia. Um destacado aplique de plástico, em forma de "osso de cachorro", vai quase de uma ponta à outra do para-choque, que teve ainda uma discreta saia aplicada à sua base. Seguindo pela lateral, discretos protetores de plásticos contornam para-lamas, caixas de rodas e portas.
Chegando à parte de trás, a seção interna das lanternas bipartidas foi substituída por um desenho mais chamativo, incluindo um filete que acompanha toda a base do vidro traseiro e interliga as peças. Assim como no nosso WR-V, o nicho da placa traseira do XR-V está deslocado para baixo. Refletores são proeminentes na derivação aventureira e há mais apliques no para-choque. Pequenas barras de teto e um spoiler completam o pacote visual do modelo.
A relação entre XR-V e Vezel só não é idêntica à do WR-V com o Fit porque o XR-V não sofreu modificações mecânicas (e aqui é preciso dar créditos ao WR-V). Conjunto mecânico — que para a China inclui três opções de motor (1.5 aspirado, 1.8 aspirado e 1.5 turbo) e duas de câmbio (manual e CVT) — é o mesmo, assim como o conjunto de suspensões e dimensões. Já o WR-V brasileiro possui várias diferenças se comparado ao Fit nesses quesitos.
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