Provocações automotivas usam Diana Ross, sertanejo, rap, gatos e galinhas
Brigar nunca é legal. Com carros, então, é a estupidez suprema. Mas argumentar, discutir é válido, sobretudo se feito com inteligência, humor e (se possível) trilhas sonoras marcantes para finalizar. Resumindo: vale a zoeira.
É o caso da trinca de vídeos de Mercedes-Benz e Jaguar veiculados nos Estados Unidos desde o final de dezembro e que trouxe o "dedo no olho de ideias" à tona novamente. A Mercedes queria apenas fazer uma analogia divertida a uma de suas complicadas tecnologias. Acabou atacada pela Jaguar e revidou sutilmente. UOL Carros selecionou 12 provocações automotivas bacanas.
1 – Mercedes, uma galinha e Diana Ross: a marca escalou uma galinha para explicar como sensores e suspensão ajudam carro a enfrentar buracos. Foi elogiado por resgatar o hit "Upside Down" da cantora, que bombou no iTunes no fim de 2013.
2 – Jaguar comilão: a marca abusou do humor britânico e papou (mesmo) a galinha da Mercedes. E disse gostar da maldade.
3 – Felino preguiçoso: a resposta sutil da Mercedes mostra como a aerodinâmica de 0,23 do CLA lida com gato dorminhoco.
4 – Brasil ironiza: entre 2010 e 2011, a Nissan local decidiu fazer nome satirizando rivais de todas as formas possíveis. Pegando a onda do sertanejo universitário, criou a dupla Railuque e Maloque para provocar as picapes Hilux (Toyota) e Amarok (Volks).
5 – Olha a ideia: outra peça da Nissan do Brasil, agora com repente que rima vantagens da Livina contra o preço da Idea (Fiat).
6 – Veio de fora: a onda irônica da Nissan veio de fora e da concorrência. Em 2010, a Ford americana havia feito uma batalha de b-boys, os dançarinos de hip-hop, para mostrar como o Fiesta (New Fiesta aqui) era mais descolado que o Versa (Tiida aqui).
7 – Funk proibidão: o hip-hop americano ganhou resposta da Nissan do Brasil. A ideia do funk era provar que o Tiida (aqui carro médio) era mais barato e tão equipado quanto o Focus 2. Pesado, foi vetado pelo Conar (mostramos com fins jornalísticos).
8 – "As mina pira"?: a chinesa Chery também fez rap para provocar todos os possíveis rivais do Celer. Misturou "playboys", marronzinho da CET, senhorias e uma analogia sexual desnecessária. O vídeo sequer saiu da internet.
9 – Vale o Barrichello?: a Volvo do Brasil escalou o ex-piloto de Fórmula 1 por conta de sua rixa nas pistas com o alemão Michael Schumacher. Tudo para mostrar que o Volvo V40 é páreo para Mercedes, BMW e Audi. Não colou ("hoje não").
10 – Luz no "Crepúsculo": a Audi americana divagou ao atacar os "vampirinhos do bem" da saga do cinema. Tudo porque os protagonistas da trilogia usavam carros da Volvo nas telonas. Como é???
11 – Doutores Spock : dessa vez, a Audi dos EUA foi mais feliz ao colocar o Spock original de "Star Trek" (Leonard Nimoy) contra o Spock da refilmagem (Zachary Quinto). O novo usa um A7 Sportback, enquanto o antigo vai de Mercedes CLS.
12 – Chave vermelha ou azul?: num dos melhores vídeos do último Super Bowl, a Kia resgatou Matrix" e "Alice no País das Maravilhas" e colocou Morpheus (Lawrence Fishburn) cantando ópera ("Nessun Dorma") contra a Hyundai. Luxo!
Quer comentar? Organize o pensamento, use bem as palavras e mande ver. (Eugênio Augusto Brito)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.