Blog Na Garagem

Golf 7, mais barato no Brasil que na Europa

UOL Carros

23/10/2013 17h42

O jornalista Fernando Calmon, colunista do UOL e um dos elder statesmen do setor automotivo brasileiro, telefona para provocar: “Quando é para dizer que um carro custa mais caro no Brasil que no exterior, vocês [nós, de UOL Carros] fazem barulho, né? E por que não agem assim quando ele está mais caro na Europa?”

Achei que ele se referia a meu texto sobre o Volkswagen Golf Highline, no qual comparei o valor do modelo apenas aos de rivais como Ford Focus e Hyundai i30, e em reais.

Na verdade, o trecho que incomodou Calmon está em reportagem sobre o futuro Golf Variant (ex-Jetta Variant). Nela, Eugênio Brito e Ricardo Ribeiro citaram os valores do Golf Highline no Brasil, R$ 67.990 e R$ 74.990 (com câmbio DSG), e na Europa, 24.475 e 26.400 euros.

Na conversão seca de euro para real (em torno de 1 para 3), dá R$ 73 mil e R$ 78.800 no Velho Continente, sem contar taxas de importação. São R$ 5.010 e R$ 3.810 acima dos preços praticados por aqui.

Ou seja: o Golf alemão estaria não apenas mais barato no Brasil que na própria Alemanha — e sim MUITO mais barato (porque falta considerar as taxas).

Feito o registro, é preciso lembrar que o novo “barulho” sobre preços de carro lá e cá surgiu depois que o presidente da Hyundai-CAOA, Antonio Maciel, garantiu que os descontos de até 15% para i30 e Elantra, feitos após o encalhe dos dois modelos, atingiram a margem de lucro da empresa, “que já era pequena”.

Calmon tocou no tema em duas notas da coluna Alta Roda publicada na terça (22). Mas nós não ligamos para ele!

(por Claudio Luís de Souza)

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog da Redação
Blogs - Blog da Redação
Blogs - Blog da Redação
Blogs - Blog da Redação
Blogs - Blog da Redação
Blogs - Blog da Redação
Blogs - Blog da Redação
Blogs - Blog da Redação
Blogs - Blog da Redação
Blogs - Blog da Redação
Blogs - Blog da Redação
Blogs - Blog da Redação
Blogs - Blog da Redação
Blogs - Blog da Redação
Blogs - Blog da Redação
Blogs - Blog da Redação
Blogs - Blog da Redação
Blogs - Blog da Redação
Blogs - Blog da Redação
Blogs - Blog da Redação
Blogs - Blog da Redação
Blogs - Blog da Redação
Blogs - Blog da Redação
Blogs - Blog da Redação
Blogs - Blog da Redação
Blogs - Blog da Redação
Blogs - Blog da Redação
Blogs - Blog da Redação
Blogs - Blog da Redação
Blogs - Blog da Redação
Topo