Topo

Mais um post da série O que há num nome?

UOL Carros

09/03/2012 16h00

No post anterior revelamos a você que a nova geração do Fiat Siena vai se chamar Grand Siena. Pretensioso, enganador, boboca — dá para fazer várias críticas a esse nome, mas elas têm a ver com o "Grand", não com o "Siena". Que, aliás, forma uma dupla coerente com o primo Palio, que empresta o nome de uma tradicional corrida de cavalos da cidade italiana de… Siena.

Pensando bem, o que não tem faltado nos últimos são nomes de carros na linha "piada pronta", ou que ficariam melhor em outra coisa. Isso sem falar nas pronúncias erradas e nos nomes que são, simplesmente, muito chatos.

Vamos lá:

Chevrolet Cobalt e Sonic — Os brasileiros ainda não haviam chegado a um consenso sobre como falar Agile (há quem use ágile, há quem diga agíle), e já tiveram de decidir se é côbalt ou cobált. Logo mais, outra dúvida cruel: sônic ou soníc?

Chevrolet Cruze — Esse é piada pronta e também extremamente "errável" — em nossa caixa de e-mails aparecem muitas referências ao "Cruize" e ao "Cruise". E, óbvio, quem não gosta do carro o chama de "Cruze credo".

Fiat Freemont — Tem nome de cigarro, dissemos. Mas era uma brincadeira, não um fato! Outra vez: esse carro tem nome que parece de cigarro!

Chevrolet Spin — Nome da minivan substituta de Meriva e Zafira. No mundo real, é uma revista de música dos Estados Unidos; em nossa imaginação, é um nome que fica melhor num chocolate — tipo Charge, Twix etc.


Esse é o Encore nos EUA, Mokka na Europa e Enjoy no Brasil. Valeu?

MG550 e MG6 — Carros da (hoje chinesa) Rover, chegaram em 2011 e vendem pouco por aqui. Nada a ver, claro, com o fato de seus nomes parecerem estradas de Minas Gerais.

J2, J3, J5, J6 Tudo bem que há uma explicação perfeitamente racional e aceitável por trás desses "nomes" dos carros da JAC. Mas haja preguiça mental, hein?

RCZ, ASX, CR-V, RAV4 e demais siglas — Eis aí um caso que mistura falsa esperteza (tipo, "Vamos usar uma sigla que soe como um projeto secreto da Nasa") com a megalomania de achar que alguém vai pesquisar o que essas letras realmente significam. Por exemplo, o crossover da Honda é um "Comfortable Runabout Vehicle" (o que não explica o hífen, aliás).

New ou Novo qualquer coisa — Sempre fica a dúvida: o novo New Civic é o Newest Civic? O futuro Novo Uno será o Novíssimo Uno?

Buick Encore, Opel Mokka, Chevrolet Enjoy — O SUV compacto, uma espécie de mini-Captiva, tem nome francês nos Estados Unidos, o que é garantia de pronúncia errada: "encore" significa "ainda", é usado globalmente para designar o "bis" num show, e a pronúncia correta é "âncór". Na Alemanha/Inglaterra/Europa tem nome de café. No Brasil deverá ter nome de motel. Enfim, é preciso muito capricho para errar três vezes no mesmo carro, em três continentes e vários idiomas.

Essa lista pode crescer. Se quiser colaborar, use o campo de comentários!

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.