SsangYong mostra Korando para não ter mais de se desculpar
EUGÊNIO AUGUSTO BRITO
Da Redação
A sulcoreana SsangYong chegou a se justificar durante sua apresentação, no segundo dia de imprensa do Salão do Automóvel. O motivo foi a ausência da principal atração da marca, o SUV compacto Korando, retido por questões burocráticas. O carro, de toda forma, chegou em tempo para a abertura ao público e atrai as atenções no estande.
Visual contemporâneo e farto pacote são diferenciais para o Korando não dever desculpas a ninguém
Longevo na Coreia do Sul, onde é fabricado desde 1974, o Korando chega ao país em sua quarta geração, lançada mundialmente no Salão de Paris, no começo de outubro. O objetivo do carro no Brasil, onde desembarca oficialmente no primeiro trimestre de 2011, será brigar com outros modelos de acesso ao segmento dos SUVs e com os chamados crossovers, que misturam características de dois ou mais segmentos. E ajudar a aumentar ainda mais as vendas: enquanto a matriz passa por momentos conturbados, o ritmo da distribuição brasileira só aumenta — alta de 161% no ano, em relação a 2010.
A principal arma do Korando para esta batalha esta no design, que a marca chama de "inovador", embora tome o cuidado de não distanciá-lo (no discurso) do restante da linha.
"O design do Korando é assinado pelo Giorgetto Giugiaro (estilista renomado no setor automotivo, cujo estúdio acaba de ser comprado pela Volkswagen) e traz avanços porque a evolução do mercado pede isso, mas não há diferença em relação a outros modelos de nossa linha, nem mudança de estratégia, mantemos nossa característica de robustez e qualidade", afirma Rosely Mecchi, responsável pelo marketing do Grupo Districar, que responde pela importação da SsangYong.
O fato, porém, é que o Korando tem visual menos bruto e com menos recortes na comparação com outros modelos da marca, como o Actyon. Num primeiro contato, a frente nos lembrou alguns modelos da europeia Opel, enquanto a traseira bebe na mesma fonte do Chevrolet Captiva, por exemplo. Claro, o modelo da marca da gravata é um dos rivais, junto a Hyundai Tucson e ix35, Kia Sportage e Suzuki Grand Vitara, para citar alguns nomes.
O porte — 4,35 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,68 m de altura e entre-eixos de 2,65 m — permite levar até cinco passageiros, embora UOL Carros tenha achado o banco traseiro meio apertado, sobretudo quando o dianteiro está regulado para pessoas mais altas (acima de 1,80 m, por exemplo).
Outro diferencial está no motor a diesel de 2,0 litros, quatro cilindros e 16 válvulas, capaz de gerar 177 cavalos de potência (4.000 rpm) e torque de quase 39 kgfm (cedo, aos 2.000 giros, como é característica deste tipo de motorização) e que atende às normas de emissão Euro V.
Quando vier, terá duas faixas de preços e acabamento: R$ 82 mil (Korando BS) para o pacote com câmbio manual e tração 4×2, ou R$ 102.900 (Korando C) para o completo, que conta com câmbio automático de seis marchas (com trocas por meio de botões no volante), tração 4×4 com reduzida e programação especial para terrenos difíceis (modo "Winter", ou neve, em inglês), controle de cruzeiro, teto solar, rodas aro 18 e bancos aquecidos com revestimento de couro, entre outros.
Resta ver, portanto, como o Korando vai desempenhar sua missão. Ao menos aparentemente, ele não terá de se desculpar com ninguém.
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