Topo

O Lula presidente faz sua última visita ao salão

UOL Carros

29/10/2010 18h49

CLAUDIO DE SOUZA
Editor de UOL Carros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve no Salão do Automóvel de São Paulo nesta sexta-feira (29), antes do horário de visitação do público. Foi sua última passagem pelo evento na condição de presidente — tendo assumido em 2003, Lula durou no Planalto quatro salões (2004, 2006, 2008 e o deste ano). Em 2012, será Dilma Rousseff (PT) ou José Serra (PSDB) quem cumprirá o ritual de dar uma passadinha pelo Anhembi.

Ao longo de sua visita Lula esteve em diversos estandes de montadoras. A assessoria do salão enviou a relação completa. Aqui vão, em ordem alfabética para evitar melindres de precedência: Audi, BMW, Chrysler, Citroën, Fiat, Ferrari, Ford, General Motors, Honda, Hyundai, Jaguar, Jeep, Kia, Land Rover, Maserati, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Renault, SsangYong, Subaru, Toyota, Troller, Volkswagen e Volvo.

Lula recebeu da Ford um Fusion híbrido, que será incorporado à frota da Presidência da República em regime de comodato (modalidade de empréstimo).

Divulgação

Lula e Marcos Oliveira, presidente da Ford Brasil, ao lado do Fusion híbrido que irá para Brasília

Em alguns estandes, Lula foi ciceroneado pelo atual presidente da Anfavea (associação dos fabricantes), Cledorvino Belini, que também dirige a Fiat; em outros, recebeu as atenções do respectivo chefão.

O presidente ex-sindicalista, que naquela condição embalou os pesadelos de uma geração de executivos da indústria automotiva, hoje manda num ex-poderoso da Autolatina e Volkswagen, Miguel Jorge, que é seu ministro, e distribuiu benefícios fiscais que alegraram as montadoras e fizeram as vendas de carros baterem sucessivos recordes no Brasil sob seu governo.

Daí o tapete vermelho e os sorrisos. Ganhe quem ganhar no domingo, Lula vai deixar saudades (confessáveis ou não) na turma do Belini.

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.