Volvo expõe o sedã S60 e seus sistemas de segurança
EUGÊNIO AUGUSTO BRITO
Da Redação
A Volvo traz ao Brasil, neste Salão do Automóvel, a nova geração do sedã S60, modelo lançado mundialmente no Salão de Frankfurt em 2009 e que tem como grande diferencial a segunda geração do sistema City Safety com detector de pedestres. Ele combina sensores e câmeras para verificar o perímetro e identificar obstáculos de maior (outros veículos) ou menor (pessoas) massa, e acionar os freios caso o motorista não o faça a tempo.
Vale dizer que o sistema tem limite de ação determinado pela velocidade do veículo (parada total a até 35 km/h, redução de velocidade acima disso) e que falhou em alguns testes ao redor do mundo em pelo menos duas oportunidades, ambas registradas pela imprensa.
Sedã Volvo S60 chega com pacotão tecnológico e visual mais interessante
Há ainda uma série de dispositivos eletrônicos, como o controle ativo de estabilidade e o controle de tração em curvas, que auxiliam na direção do modelo e que, como o City Safety, chegam a interferir na conduta do motorista. Por fim, botões "On call" e "SOS", localizados no painel, ligam carro à central de emergência da Volvo, que está apta (pelo menos é o que promete Anders Norinder, presidente da Volvo para a América Latina) a resolver problemas com o carro ou de segurança.
Com visual esportivo e mais delgado que o do crossover XC60 — repare no conjunto afilado formado pelos faróis, grade frontal e parachoques –, o modelo vai concorrer com carros do segmento premium, como Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C.
As vendas começam após o Salão, com entregas no primeiro trimestre de 2011, e os preços devem ficar em torno dos R$ 110 mil para a versão com motor T4 — apenas versões com motores turbinados serão entregues no país. O estande da Volvo também traz a linha esportivada R-Design para o hatch C30 e o crossover XC60, já disponíveis na linha 2011.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.