Carros da Lifan apostam em recheio forte a preço baixo
EUGÊNIO AUGUSTO BRITO
Da Redação
A chinesa Lifan apresenta dois carros em seu estande no Salão do Automóvel: o hatch 320, informalmente conhecido como "clone do Mini Cooper", e o sedã 620, ambos montados no vizinho Uruguai e distribuídos pelo Grupo Effa, que traz também o compacto M100.
Por R$ 29.980, o 320 conta com motor de 1,3 litro e 88 cavalos, direção hidráulica, ar-condicionado, trio elétrico, sistema de som e rodas de liga-leve, freios com ABS e EBD e dois airbags, tudo de série. O modelo pode ter ainda pintura esportiva, com faixas e adesivos, como ocorre com o modelo inglês no qual se inspira.
Frente e verso do sedã 620: derivativo, mal-acabado, mas com conteúdo e a preço de banana
O sedã 620, por R$ 39.980, oferece o mesmo pacote, mais sensor de estacionamento, farol com iluminação diurna de LEDs e frente que mescla estilos: ora lembra Volkswagen Passat, ora lembra Hyundai Azera. O xis da questão está na qualidade do acabamento — numa observação rápida, encontramos costuras soltas no pesponto do revestimento de couro sintético dos bancos; ainda assim, nada muito distante do encontrado em veículos populares feitos por aqui. No fim da conta, o sedã oferece espaço de médio e algum requinte (no painel, que é interessante, apesar de claro, e nos apliques imitando madeira) ao custo próximo do de um carro compacto.
Os dois modelos começam a ser vendidos logo após o Salão em 15 lojas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Até o final do ano, a marca espera contar com um total de 30 revendedores. A garantia para os modelos é de três anos.
A Lifan pretende importar também um outro hatch (modelo 520), um SUV (ainda sem nome) com motores de 1,6 e 1,8 litro e tração 4×2 ou 4×4, além de um monovolume e o sedã 620 em versões com transmissão automática CVT (continuamente variável, de marchas "virtualmente infinitas") e com motor elétrico. Descontando as versões do 620, os demais modelos podem aparacer ainda nesta edição do Salão do Automóvel — neste momento, estão retidos na alfândega.
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