Renault traz mais um carro racional ao Brasil: o Fluence
EUGÊNIO AUGUSTO BRITO
Da Redação
Esqueça a Renault de estilo marcante e certa classe, aquela dos anos 1990 que produziu os emblemáticos Mégane, Scénic e até mesmo o ousado Twingo. A Renault que se vê já há algum tempo e que se apresenta no Salão do Automóvel de São Paulo tomou outro rumo: é racional ao extremo.
Com este espírito, a marca francesa mostra o sedã médio Fluence, lançado mundialmente em 2009 no Salão de Frankfurt. Em sua versão sulamericanizada, feita na Argentina, o modelo de 4,62 metros de comprimento conta com motor de 2,0 litros Hi-Flex, com 143 cavalos quando abastecido com etanol, rodas aro 17, porta-malas de 530 litros e chave eletrônica em forma de cartão, que não precisa ser utilizada para dar a partida no veículo.
– Veja imagens do Sandero GT Line
De acordo com a marca, o Fluence (que vem com o nome aportuguesado, sem qualquer sem qualquer acento francês: "flú-ên-ce") vai brigar com Toyota Corolla e Honda Civic a partir de fevereiro de 2011.
O preço não foi definido, mas o sedã deve se valer do visual, que a Renault acredita ser vanguardista e arrojado (o leitor pode tirar suas próprias conclusões), e do pacote de equipamentos: direção elétrica, controles eletrônicos de tração e estabilidade, freios com ABS e EBD e câmbio manual de seis marchas ou automatizado CVT, vindo da aliança com a Nissan e que também permite a troca manual pela alavanca. Tudo isso embarcado em 2,70 metros de espaço entre-eixos e com garantia de três anos.
O SUV Duster, ou anti-EcoSport, originalmente feito pela romena Dacia (como outros "racionais" da Renault brasileira) não veio, mas tem o lançamento prometido para setembro de 2011. No seu lugar, o visitante terá de se contentar em ver uma versão conceitual do hatch compacto aventureiro Sandero Stepway, que pode antecipar alterações de visual do carro, como capô (prolongado), tomadas de ar frontais (as duas anteriores dão lugar a um filete) e para-choque (estilo "bocão", como no rival Volkswagen CrossFox). E a versão esportivada, GT Line, com ar esportivo (assim como o VW Polo GT).
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