O melhor e o pior do Salão de Paris
CLAUDIO DE SOUZA
Editor de UOL Carros
Nada melhor para encerrar a cobertura do Salão de Paris 2010 do que um post apontando os carros mais e menos legais do evento — e também um álbum-enquete no qual quem escolhe a grande estrela é você, caro leitor.
Seguem abaixo as duas listas, de cinco carros cada, com as devidas justificativas para minha escolha. Clique no nome de cada um para saber mais.
O MELHOR:
Mercedes-Benz CLS – Pioneiro de um estilo que passou a ser sinônimo de sofisticação com esportividade (ou vice-versa), o cupê de quatro portas alemão ficou muito mais bonito em sua nova geração.
Peugeot 508 – De início esse sedã grande parece meio derivativo (BMW? Honda Accord antigo?), mas depois seu design classudo acaba convencendo; será um passo importante da marca francesa em seu projeto de crescimento global — e ele foi pensado justamente para isso.
Citroën C4 e DS4 – Embora o abandono do "estilo transformer" do C4 pareça um retrocesso, o carro ficou muito mais agradável de se olhar (leia-se, muito menos cansativo); já o DS4 é uma proposta premium interessante dentro de uma marca que, no Brasil, já é tida como sofisticada.
Chevrolet Cruze Hatch – Cotada para substituir o Vectra GT, a versão hatch do carro global da Chevrolet agrada mais que a três-volumes; o Brasil merece esse carro, de preferência com um motor mais moderno que os da atual gama da marca.
Elétricos acessíveis – Por ora é uma promessa semicumprida: vender carros elétricos pelo mesmo preço que os convencionais. A Renault já oferece na Europa versões 100% elétricas do Kangoo e do Fluence, mas a bateria é alugada em separado. Fica no ar a expectativa pelo ZOE, padrão da marca francesa para seus futuros elétricos.
O PIOR:
Chevrolet Orlando – Feio, desproporcional e com nome que seria piada pronta no Brasil (na verdade, refere-se à cidade homônima dos EUA), o crossover de sete lugares fazia um contraste tenebroso com o simpático Cruze hatch no estande da marca.
Volkswagen Passat – A maior decepção do Salão de Paris. A nova identidade global da Volkswagen, que conhecemos na gama Fox, não caiu bem num carro de segmento superior — ficou anódino, para dizer o mínimo, e praticamente igual ao novo Jetta, que virá ao Brasil antes, em 2011.
Renault DeZir – A cada salão internacional a Renault mostra carros-conceito de formas arrojadas e futuristas, exatamente como o DeZir, e a cada salão também apresenta carros de produção com design ultrapassado e sem graça. Fica o puxão de orelha.
Hyundai ix20 – Uma tentativa meio infeliz de fazer um crossover em escala menor usando a plataforma do Kia Venga, que é menos pretensioso e mais simpático. A grade frontal em formato de "rabiscos" é inexplicável.
Range Rover Evoque – Menor carro da Land Rover, peca pelo design "achatado", pela falta de tração integral e pelo acesso difícil ao banco traseiro.
Bem, obviamente essas são opiniões pessoais do acima-assinado. Para votar no seu carro preferido do Salão de Paris de 2010, visite o álbum-enquete. Nele, os carros aparecem em ordem alfabética (por marca). É por isso, e só por isso, que um Alfa Romeo é o primeiro, e um Volvo, o último.
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