Vai um Mediocrity aí?
Mediocridade. Esta palavra que, para muitos, possui significado pejorativo, tem como sentido real 'lugar comum'. E o 'mediano' e o 'comum' são justamente os alvos da mais recente campanha publicitária da Subaru para a divulgação do sedã Legacy 2011.
Ao entrar no site criado para o modelo (clique aqui), discretamente vemos um link sobre "um sedã que não se parece em nada com o Legacy 2011" (que é o mais interessante). A curiosidade pode ter matado o gato, mas, nesse caso, ela só renderá boas risadas. O suposto carro, chamado Mediocrity (mediocridade, em bom português), é um veículo de 'desenho comportado', uma mistura infeliz de Toyota Crown dos anos 1990 com os Hyundai Sonata da mesma época.
Não gostou da cor? Há outra opção – que infelizmente não muda nada. Variedade não é o forte do Mediocrity
A série de gracejos não para por aí. No configurador é possível escolher entre três níveis de equipamentos para o carro: o modelo básico, o "Convenience Package", que oferece imprescindíveis porta-copos pela bagatela de US$ 100 e o surpreendente "Power Package", que por mais uma centena de dólares acrescenta um belo ar condicionado ao carro. O preço final da brincadeira fica em US$ 24.999, valor com o qual, nos Estados Unidos, é possível adquirir uma grande variedade de carros, do Honda Civic ao Chevrolet Camaro.
A campanha — genial em sua concepção — alerta para a acomodação da indústria automotiva e bate de frente com os principais rivais do Legacy no mercado americano. O curioso é que o Subaru se parece bastante com um concorrente em especial -– o Hyundai Sonata. Ou, olhando a traseira, com o atual Mercedes-Classe E. Guardadas as diferenças mecânicas, como a tradicional tração integral e a construção do motor com cilindros opostos (o popular boxer) do sedã japonês, em matéria de design eles não estariam bebendo da mesma fonte que a concorrência?
Buscar inspiração nos faróis da concorrência pode, Subaru?
Propagandas polêmicas têm sido frequentes no meio automotivo. A Nissan ganhou destaque no noticiário — e a ira dos concorrentes — com duas peças publicitárias. A primeira, divulgada no Reino Unido, colocava o cupê 370Z como um matador de Porsche, BMW e Audi. Veja abaixo:
Após tantos 'abatimentos', quantas multas esse 370Z já levou?
Aqui no Brasil, a briga foi na lama. O filme publicitário mostrava uma picape Frontier jogando lama em executivos da Volkswagen e da Toyota, como mostra o vídeo abaixo:
[uolmais]http://mais.uol.com.br/view/6686700[/uolmais]
Após a sequência de piadas, perguntamos para você, risonho leitor: você acha que, mesmo com uma agenda lotada de lançamentos, a indústria automotiva precisa se reinventar? E o que acha das propagandas 'engraçadinhas'? E da ditadura do prata/preto? E do portfólio das fabricantes aqui do Brasil? Aguardamos sua opinião na área de comentários.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.