Topo

Substituto do 159 pode marcar volta da Alfa ao Brasil

UOL Carros

02/10/2010 08h53

CLAUDIO DE SOUZA
Editor de UOL Carros, enviado especial

A união entre Fiat e Chrysler levará de volta ao Brasil a marca italiana Alfa Romeo, e o primeiro modelo a ser comercializado no país, importado do México, pode ser o "novo" 159. UOL Carros apurou no Salão de Paris que o atual sedã e sua versão hatch serão substituídos em 2012 — um nome especulado para o novo modelo é Giulia. O carro será então destinado ao mercado dos Estados Unidos e, por tabela, ao brasileiro.

A produção vai acontecer na fábrica da Chrysler na cidade mexicana de Toluca, onde também será feito o Fiat 500 a ser vendido nos EUA. O chefão da Fiat, Sérgio Marchionne, que na semana passada revelou o retorno da Alfa ao Brasil durante um evento da Fenabrave (a federação das revendas), afirmou que a data provável é 2012. Aqui em Paris, o que se comenta é que os primeiros carros devem sair da unidade mexicana como ano-modelo 2013 — ou seja, no segundo semestre do ano anterior.


Alfa 159, cujo substituto, talvez batizado de Giulia, deve ir ao Brasil

Um outro carro da Alfa cotado para o mercado brasileiro é o hatch médio Giulietta, que acaba de ser lançado na Europa sob uma intensa campanha de marketing. Mas o país receberia o modelo apenas após uma primeira reestilização, prevista para 2013. O compacto Mito é outra possibilidade, aparentemente mais remota.

A escolha do substituto do 159 deve-se às peculiaridades do mercado norte-americano, onde os sedãs têm mais compradores do que as outras carrocerias.

Os EUA são prioridade para a Fiat, dona da Alfa Romeo, em sua estratégia de crescimento global para ameaçar as líderes mundiais Toyota e Volkswagen. A aliança com a Chrysler foi um passo fundamental para recolocar o grupo italiano naquele país, por meio da utilização da fábrica mexicana. Quanto à Alfa, um três-volumes com apelo de novidade tem mais chances de cair no gosto local e travar concorrência com best-sellers como Toyota Corolla e Honda Civic.

O 159 foi lançado em 2005 e não sofreu alterações estéticas desde então. Traz a entrada de ar dianteira em forma de escudo, característica da Alfa, conjunto óptico com faróis redondos e placa de licença deslocada para a direita de quem olha. Atrás estão as lanternas afiladas que a Fiat copiou no nosso atual Siena. Com 4,6 metros de comprimento, no Brasil seria considerado um sedã médio, mas para os EUA é compacto. A gama de motores inclui cinco opções a gasolina, inclusive um 3.2 V6, e seis a diesel.

A boa notícia é: se fabricado no México, o 159/Giulia poderá ser importado ao Brasil com taxa zero.

Foto: Divulgação

Sobre o Blog

Bastidores, curiosidades e pequenas loucuras revelados pela redação de UOL Carros, que nunca para de falar de carros. Nunca...

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.